3º Passeio Ciclístico

Colégio Loyola participa da mobilização em torno do Dia Mundial Sem Carro. Inscrições a partir de 28/8
_____

Uma pesquisa divulgada em julho deste ano pela Im Traff, empresa mineira especializada em engenharia de tráfego e transportes, aponta que, mantidos o aumento da frota e a estrutura urbana, em 10 anos haverá um crescimento de 63% nos engarrafamentos (ou 91 quilômetros a mais em horário de pico) nas ruas da nossa capital.

Mesmo assim, você acha que não consegue viver sem carro? Você pode experimentar, então, pelo menos, reduzir o número de dias em que usa o veículo particular. Ou substituir alguns trajetos mais curtos que faz diariamente. Uma opção para isso é a bike.

Com o objetivo de contribuir para aumentar a conscientização da comunidade sobre a bicicleta como modal de transporte e promover uma visão mais humana do trânsito, inclusive desafogando o entorno das escolas, o Colégio Loyola realiza seu 3º Passeio Ciclístico no dia 18 de setembro. O evento integra a mobilização pela Semana da Mobilidade e pelo Dia Mundial Sem Carro e terá apoio do Grupo de Cicloturismo e Pedal Noturno Sagrado Pedal na condução. Haverá ainda a participação do Grupo BH Roller, formado por patinadores da capital.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 28 de agosto e 13 de setembro, mediante a doação de 1L de leite integral ou óleo ou 1kg de açúcar. Os alimentos serão entregues para a Fundação Fé e Alegria, que atende a população do bairro Palmital, em Santa Luzia; e ao Centro de Acolhida Betânia (Comunidade Missionária de Villaregia). Veja a programação:

3º Passeio Ciclístico do Colégio Loyola

Data: 18/09/2017

19h15: Bênção do Ciclista – para aqueles que quiserem participar da celebração da eucaristia com a comunidade educativa, em área próxima à capela do Colégio Loyola (espaço Xadrez).

20h: Concentração (estacionamento da Rua Josafá Belo)

20h30: Saída

PERCURSO
O percurso do passeio ciclístico, com saída pela portaria do Loyola (rua Josafá Belo, 374), será entre os bairros Cidade Jardim e São Bento, passando pelas principais vias de acesso à escola. Segue pela rua Sinval de Sá, pelas avenidas Contorno, Prudente de Morais, Arthur Bernardes, Bento Simão, José Oswaldo de Araújo e rua Cônsul Antônio Cadar, até a Barragem Santa Lúcia. O retorno será pelas avenidas Arthur Bernardes e Prudente de Morais, e ruas Tenente Renato Cézar e Josafá Belo, com chegada no mesmo local de partida.

INSCRIÇÕES – 28/08 a 13/09
Para famílias e alunos (idade a partir de 11 anos): mediante a doação de 1L de leite integral ou óleo ou 1kg de açúcar, na Associação de Pais do Loyola (APL) – Informações pelo telefone 3337-7700 ou e-mail apl@aployola.com.br

Para colaboradores (e acompanhantes a partir de 11 anos): mediante a doação de 1L de leite integral ou óleo ou 1kg de açúcar, na Gerência de Comunicação – informações pelo telefone 2102-2200 ou e-mail gerencia.comunicacao@loyola.g12.br

Importante: é obrigatório o uso do capacete durante o Passeio Ciclístico.

Saiba mais
Belo Horizonte ainda tem um longo caminho a percorrer para ser uma cidade mais acolhedora aos ciclistas, mas alguns resultados já estão aparecendo a partir da mobilização social. Entre 2010 e 2016, o número de ciclistas em BH aumentou 7,7%. Foi constatado ainda o crescimento do número de mulheres pedalando: em 2010 elas eram 2,34% do total. Em 2016, totalizaram 6,83%, um aumento de 192%. Esse resultado faz parte da pesquisa Contagem de Ciclistas 2016, realizada pela BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte – em parceria com o ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento).

Outro dado importante é que, em julho deste ano, foi aprovado o plano de mobilidade urbana por bicicleta de BH, durante reunião realizada entre a associação BH em Ciclo e a Prefeitura. O “Plan Bici” propõe ampliar para 2% a participação das viagens feitas em bikes, na capital, até 2020 (hoje são 0,4%). As ações previstas contemplam desde medidas estruturais (como recapeamento e implantação de ciclovias), até as educacionais, que visam a um compartilhamento de vias mais respeitoso e seguro entre automóveis e bicicletas, entre outras.

Entre os dias 16 e 23 de setembro de 2017, comemora-se, em vários países, a Semana da Mobilidade, atrelada ao Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro. Confira a agenda da capital mineira aqui: http://bhemciclo.org/agenda/


Compartilhe: