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Etapas da Educação Básica

Etapas da Educação Básica

A partir da visão inaciana de homem e de mundo, o Colégio Loyola assume como próprios os princípios de liberdade e os ideais de solidariedade humana da educação nacional, bem como suas finalidades: o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Assume, para cada segmento do plano educativo oferecido pela escola, os objetivos definidos pela legislação educacional. Confira, abaixo, os cursos oferecidos pelo colégio.

Educação Infantil

Educação Infantil

A partir de 3 anos de idade, a criança pode frequentar a Educação Infantil do Loyola, podendo crescer e permanecer ao longo de todo o período da Educação Básica, até a conclusão do Ensino Médio. As crianças da Unidade 1 são recebidas no turno da tarde, em um ambiente cuidadosamente preparado para oferecer-lhes conforto, cuidado, segurança, educação de qualidade e aprendizados para a vida inteira!

Fundamental I: Do 1º ao 5º Ano

Os processos educativos visam à formação básica da criança, orientada no caminho do conhecimento, estimulada a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia própria para sua idade, e interagir com o ambiente externo com atitudes de respeito e solidariedade. Os estudantes são acompanhados e respeitados em suas características individuais, motivados a desenvolverem os aspectos cognitivos em consonância com os socioemocionais e embasados pela dimensão espiritual-religiosa.

Fundamental I: Do 1º ao 5º Ano
Fundamental II: do 6º ao 9º Ano

Fundamental II: do 6º ao 9º Ano

O estudante é conduzido no processo de aquisição de novos conhecimentos, e de formação enquanto pessoa livre e solidária, capacitada a interagir com o meio social e físico em que vive e dotada de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o desenvolvimento de condições que resultem na melhoria de vida tanto individual quanto social. Os estudantes são acompanhados e respeitados em suas características individuais, motivados a desenvolverem os aspectos cognitivos em consonância com os socioemocionais e embasados pela dimensão espiritual-religiosa.

Ensino Médio

O Ensino Médio tem por objetivo formar alunos autônomos, que tenham consolidado conhecimentos e habilidades e internalizado valores que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, atuar de forma ativa na vida social e cultural, respeitar os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência fraterna e democrática.

O acompanhamento é personalizado, respeitando-se as características próprias de cada estudante – em suas potencialidades e limites – a fim de que ele(a) encontre oportunidades de desenvolver amplamente seus dons e talentos.

Ensino Médio

O Novo Ensino Médio no Loyola

O Novo Ensino Médio traz muitas novidades que afetam a vida escolar desse segmento. Professores, estudantes e instituições de ensino estão tendo que se adequar às mudanças implementadas pela Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo uma mudança na estrutura do Ensino Médio. O tempo mínimo do estudante na escola foi ampliado e foi definida uma nova organização curricular, integrada, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes – os itinerários formativos.

Na integração curricular devem ser garantidas 1.800 horas para a Formação Geral Básica, orientada pela Base Nacional Comum Curricular e, no mínimo, 1.200 horas para os Itinerários Formativos. Com o novo modelo valendo a partir de 2022, as disciplinas passaram a ser organizadas em quatro áreas do conhecimento, como é feito na divisão do Enem: Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física); Matemática e suas Tecnologias (Matemática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Os outros 40% do currículo são preenchidos pelos chamados Itinerários Formativos, um conjunto de disciplinas, pesquisas, projetos, oficinas, grupos de estudo, entre outras situações, em que os estudantes poderão aprofundar os conhecimentos a partir de sua preferência.

O Novo Ensino Médio contempla também o Projeto de Vida. As escolas devem implementar um programa que levem os jovens a refletirem sobre suas possibilidades de estudo e suas escolhas para o futuro pessoal e profissional, a partir do desenvolvimento de competências socioemocionais.