Aprendendo Física na prática

No dia 7 de maio, Marcos Rodrigues, professor de Física do Colégio Loyola, realizou com os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio uma aula inaugural de Óptica. Segundo ele, esse conteúdo representa o “carro chefe” da matéria. A dinâmica consistiu em uma atividade, realizada no Laboratório de Física do Colégio, em que os alunos realizaram experimentos comprovando a matéria estudada em sala.

“Óptica sem demonstração e prática não é óptica”, destaca o professor e idealizador da aula. O contato que os alunos tiveram com equipamentos, capazes de demonstrar e provar fundamentos estudados em sala, foi fundamental para o entendimento do conteúdo. Através da prática, Marcos conseguiu provar e tirar dúvidas sobre assuntos, como, por exemplo, o que são fontes de luz, por incandescência, fluorescência e fosforescência, a cor de objetos quando iluminados, de uma forma lúdica, atraente e interacional.

Quando será a próxima aula?

A aula inaugural representou o “pontapé da Óptica” e o início do programa que Marcos elaborou para os alunos. Uma combinação da aula demonstrativa com a experimental, na qual os alunos, segundo o professor, “colocarão a mão na massa”. Além disso, o Professor de Física deixou claro que foi apenas o começo das atividades. “Os alunos poderão retomar a matéria, ou seja, eles não vão ver apenas uma vez!’’.

Como foi a experiência dos alunos?

“Eu não tenho muita facilidade com Física, mas eu achei a aula de laboratório muito importante e enriquecedora porque me estimulou a gostar e me interessar por essa nova matéria. Como a matéria é muito abstrata, a experimentação foi necessária”, aponta a aluna Luana Ramos.

“Quando o professor explica apenas escrevendo, fica muito subjetivo para os alunos entenderem como funciona. Então, a prática foi essencial. Resumindo, achei muito legal”, comenta a aluna Isabella Breder.

 

Veja fotos da aula inaugural abaixo

 

 

 


Compartilhe: