Celebração Eucarística Jubilar

Missa de aniversário do Colégio Loyola

Atuais e antigos diretores, colaboradores, estudantes e pais do Colégio Loyola

_____

Na inauguração oficial do Loyola, em 25 de março de 1943, o padre Provincial da Companhia de Jesus, Luiz Riou, celebrou a missa com os primeiros estudantes e famílias do Colégio. Em 2018, quando a escola completa 75 anos, reunindo aproximadamente 500 pessoas da comunidade educacional na quadra central do Complexo Esportivo, aconteceu a Celebração Eucarística Jubilar.

Padre Álvaro Negromonte, presidindo a celebração, deu boas-vindas a todos, acolhendo, de modo especial, os antigos reitores Padre Luis Fuentes SJ (1983-1988 / 2007-2008) e Padre Adroaldo Palaoro SJ (1996-1999), representantes de obras jesuítas e instituições do entorno, bem como atuais e antigos diretores, colaboradores, estudantes e pais do Colégio Loyola.

     

Naquela cerimônia inaugural, o então Padre Provincial expressou sua convicção sobre o estabelecimento do colégio com as seguintes palavras: “os jesuítas estão em Belo Horizonte e em Belo Horizonte permanecerão”. Na celebração do último dia 2 de abril, o diretor corporativo, padre Mário Sündermann, em nome do Padre Provincial João Renato e do Diretor-Presidente da Rede Jesuíta de Educação, irmão Raimundo Barros, reafirmou a presença jesuíta na capital mineira, destacando, com gratidão, as muitas gerações que ajudaram a construir a rica e consistente história da escola.

“A memória dos 75 anos do Colégio é o reconhecimento do bem realizado por meio de todos os que acreditaram e colaboraram para que fosse possível transformar mentes, mãos e corações, convidando estudantes e educadores, família e sociedade, a participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa, fraterna, equânime, ética e solidária”, expressou.

Padre Mário falou ainda da proposta do Colégio, nesses 75 anos, de se ressignificar, citando como sinal visível desse cuidado a transformação dos espaços e tempos escolares pela qual passa o Loyola. “Em maio, estaremos aqui nesse mesmo colégio, num grande simpósio sobre Currículo, buscando juntos responder qualitativamente aos desafios do novo perfil discente”, anunciou.

Como na celebração inaugural, nos primeiros passos do Loyola, também na Missa Jubilar houve apresentação musical, dessa vez a cargo do Coral Magis Loyola, sob a regência do maestro Daniel Rezende Lopes. Ao final, o diretor geral, Juliano Oliveira, lembrando o convite à gratidão do fim da experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, chamou todos os presentes para percorrer a história da escola, apreciando a exposição comemorativa “Colégio Loyola, 75 anos. Nossa história presente no futuro”, no Passo das Artes, e assim reconhecer a presença de Deus que age na história de cada um.

Você pode ver, no nosso Flickr, as fotos da Celebração Eucarística Jubilar.


Compartilhe: