Encontro de Formação da RJE

Estudantes contam como foi a experiência do EFI

_____

“Se eu tivesse que descrever essa experiência absurdamente maravilhosa que foi o Encontro de Formação Integral, em uma única palavra, essa palavra seria: enriquecedora!” Para a estudante Laura Corrêa da Costa Thibau, da 1ª Série EM, “cada vivência, cada um que conheci, me fizeram crescer muito como pessoa. Voltei completamente transformada e bem melhor do que cheguei”.

Uma turma de estudantes do Colégio Loyola acaba de chegar de mais uma edição do EFI. O encontro aconteceu em maio, na Bahia, e a opinião entre eles é unânime. A atividade formativa oferecida pela Rede Jesuíta de Educação traz consigo o potencial de levá-los a refletir sobre si mesmos e sobre o seu papel no mundo.

“As experiências que eu vivi são parte de um processo de preparação para que eu seja um líder positivo no Brasil”. De acordo com o estudante João Vitor Levindo, o EFI o ajudou a desenvolver o próprio “magis”, para ser mais para os demais, e o marcou para a vida inteira”.

De fato, o objetivo central do Encontro é a formação integral dos estudantes, pois busca fortalecer neles as dimensões afetiva, espiritual, ética, comunicativa e sociopolítica, por meio de uma caminhada iluminada pelo modo de proceder inaciano.

“O conhecimento pessoal e do próximo” foi um dos pontos mais importantes para o estudante Lucas Dabes. Os vínculos de amizade são comuns nas falas de todos os participantes. Em 2018, foram 79, sendo 61 estudantes, educadores e antigos alunos.

O EFI é considerado uma das maiores experiências da Rede Jesuíta de Educação do Brasil. Como ressalta a estudante Luiza Wagner, é baseado em uma metodologia desenvolvida na Colômbia, o Curso Taller Nacional Ignacio, em que é possível conhecer, além de outras pessoas, novas culturas e modos de ensino de outras escolas, além de encontrar-se com Deus, por meio das dinâmicas espirituais. O encontro inclui espaços de reflexão, oração, celebração e partilha, inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola e à luz dos Exercícios Espirituais. Todo conteúdo é trabalhado em linguagem própria para jovens de 15 a 17 anos.

O EFI envolve todos os colégios da Companhia de Jesus no Brasil. As duas primeiras edições ocorreram em Belo Horizonte, mais especificamente em Vila Fátima, sítio do Colégio Loyola, na Pampulha.

Confira, nos áudios abaixo, o depoimento completo de alguns dos estudantes do Loyola que participaram do encontro.

 

 

 


Compartilhe: