Formação Cristã

A missão do colégio reforça a característica de uma escola da Companhia de Jesus, que é formar os alunos numa perspectiva integral.

Por meio de um programa de atividades em conjunto com os processos pedagógicos, o Colégio propõe para cada aluno o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, psíquico-afetivo e espiritual-religioso, para que possa fazer parte da sociedade como cidadão de ação, solidário, competente e comprometido com as pessoas.

A Formação Cristã do Colégio tem vários projetos que contemplam três dimensões:

DDC – Dia de Convivência

Alunos do 1º Ano EF são acolhidos em Vila Fátima para uma tarde de brincadeiras e interação. Alunos da 3ª Série EM também participam em um dia de reflexão sobre a memória construída e sobre os sentimentos que tiveram durante a trajetória no Colégio.

DDF – Dia de Formação

O Dia de Formação do Colégio Loyola é um dia de integração e de reflexão sobre temas relacionados à formação pessoal, de interesse de cada faixa etária. Duas vezes por ano, as turmas passam por essa vivência em Vila Fátima.

Encontro de Série

Alunos do mesmo ano, de turmas diferentes, encontram-se no Rancho Loyola, em Itabirito. Um verdadeiro desafio! O tempo juntos leva ao exercício da autonomia e ao crescimento no exercício da liderança. Acontece do 6º Ano EF à 3ª Série EM. O Encontro da 3ª Serie EM ocorre no Pico da Bandeira.

GVX – Grupo de Vida Cristã

Alunos participantes de atividades com outras obras da Companhia de Jesus são convidados a fazer parte desse grupo para dar continuidade à caminhada e aprofundar a experiência de vivência da fé. Encontros às sextas-feiras, às 12h30min. Para alunos da 1ª à 3ª Série EM.

Formação Social

Estágio Social Voluntário

Sensibilidade social, solidariedade e comprometimento. Experiência de voluntariado em diversas instituições parceiras do Colégio Loyola, que atuam em Belo Horizonte em projetos de inclusão e garantia de direitos. Os grupos são organizados semestralmente, e as visitas são quinzenais, definidas de acordo com a série, no contraturno das atividades escolares.

Formação para Cidadania

Permite que o aluno, a partir do contato com outras realidades, possa se reconhecer na sociedade como um cidadão consciente de direitos e deveres. Alunos do 8º e 9º Anos EF e da 1ª Série EM participam de vivências em instituições que compõem a realidade social. A 2ª Série EM recebe também formação teórica por meio da disciplina “Formação Sociopolítica”.

Ronda Noturna

Todas as quintas-feiras, alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, acompanhados por educadores, levam um pouco de conforto a pessoas em situação de rua. Os voluntários preparam os lanches que serão distribuídos em um momento de escuta, troca e partilha. A partir do encontro, a Ronda Noturna converte-se em chance para desenvolver um novo olhar.

FORMAÇÃO LITÚRGICO-CATEQUÉTICA

Catequese para vivência da Eucaristia

Seguir Jesus, viver a fé e conhecer os ensinamentos do Senhor por meio da leitura da Palavra, reflexão sobre ela e de encontros de preparação para a Primeira Eucaristia. Essa experiência acontece com os alunos do 4º Ano EF.

Catequese da perseverança

Continuar a vivência comunitária da fé. Alunos que já fizeram a Primeira Eucaristia são convidados para um encontro semanal, às sextas-feiras, das 13h às 14h, para o 5º Ano EF e, às quartas-feiras, das 13h às 13h25min, para o 6º Ano EF.

Jovens Seguidores

Reflexão e partilha para a vivência e o aprofundamento da fé. Os alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental são convidados para os encontros de grupo, que são semanais e acontecem todas as quintas-feiras, às 13h.

Catequese da Crisma

O sacramento da Crisma finaliza o processo de iniciação cristã. Os alunos são preparados, dentro da perspectiva do Reino de Deus, para o compromisso com o outro. Para alunos do Ensino Médio, às quartas-feiras, das 19h às 20h.