Logo Loyola
Colaboradores 17/05/2018
Inauguração e abertura do Simpósio da RJE

Inauguração e abertura do Simpósio da RJE

Ambiente será usado para potencializar aplicação de novas metodologias

_____

“Não é a mudança pela mudança que se pretende. Trata-se de se ver a maneira de servir mais e melhor, adaptando-se às circunstâncias dos tempos e momentos, segundo um princípio muito inaciano; é quase um tópico afirmar que não estamos simplesmente vivendo uma época de mudanças, mas uma mudança de épocas”.

Foi inaugurado, na noite desta quarta-feira, o Espaço Pe. Kolvenbach SJ, novo ambiente de aprendizagem do Colégio Loyola. O prédio já começou a funcionar com uma programação intensa. Está sediando, durante três dias, o I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação. O evento reúne delegações compostas por educadores e estudantes de escolas da Companhia de Jesus no Brasil.

A inauguração aconteceu no jardim, com a presença do Secretário da Educação da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Sérgio Mariucci SJ, do presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica, Irmão Raimundo Barros SJ, e do Conselho Diretor do Colégio Loyola. Também participaram alunos, coordenadores pedagógicos, assessores de área, professores e profissionais da área administrativa.

   

Na oportunidade, Irmão Raimundo ressaltou o momento vivido pela Província dos Jesuítas do Brasil, de consolidação da Rede Jesuíta de Educação Básica, agradecendo a participação dos estudantes e o empenho das equipes de todas as escolas representadas na inauguração e no Simpósio.

   

O diretor geral do Colégio Loyola, Juliano Oliveira, falou da alegria de inaugurar o novo espaço sediando o I Simpósio da RJE, na ocasião da comemoração do aniversário de 75 anos da Escola. Ele fez menção ao jesuíta Peter-Hans Kolvenbach, antigo superior geral da Companhia de Jesus, no período de 1983 a 2008, cuja ação educativa inspirou a escolha do nome para o prédio. No período de atuação do pe. Kolvenbach destacam-se a publicação das Características da Educação da Companhia de Jesus e Pedagogia Inaciana, além da elaboração dos quatro “Cs” – conscientes, competentes, compassivos e comprometidos – “que definem o perfil humano das pessoas que queremos formar em nossas unidades”, ressaltou o diretor.

Saiba mais sobre o Pe. Kolvenbach SJ. Clique aqui.

Juliano contou que o Espaço Pe. Kolvenbach SJ é a antiga residência dos padres jesuítas do Colégio Loyola e foi adaptado para se tornar um espaço de aprendizagem. Em sua fala, enfatizou algo próprio da espiritualidade inaciana: “o meio pode ser muito potente se soubermos utilizá-lo”. De acordo com o diretor, “o espaço, em si, não garante nada. Ele terá sentido na medida em que nos valermos dele para novas relações, para implementação de novas metodologias, para a implementação de um novo currículo e caminharmos efetivamente para a renovação do apostolado educativo”. Na sequência, foi descerrada a placa inaugural, pelas mãos dos diretores acadêmico e administrativo, Roberto Tristão e Marco Araújo, e o novo espaço recebeu a benção pelas mãos do diretor de Formação Cristã, pe. Álvaro Pereira.

I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação aborda o tema “Currículo e Inovação” e termina nesta sexta-feira. Durante o encontro, importantes nomes da educação brasileira e da América Latina compartilham suas percepções sobre os principais assuntos da pauta de educação no Brasil da atualidade.

Posts relacionados