Projetos de Série

Um dos desafios do Colégio Loyola é a realização de um trabalho efetivamente gradual e consistente na formação de valores. Com esse objetivo, a equipe de professores e coordenadores pedagógicos desenvolve os projetos de série, trabalhos interdisciplinares, com atividades transversais, dentro e fora da escola, ao longo do período letivo, geralmente, com um evento culminante no fim do ano.

1º ANO

Faz de conta que foi ontem

Descobrir novas coisas e também resgatar a história e a memória afetiva de acontecimentos de cada um são propostas do projeto. Os alunos do 1º Ano EF chegam à nova escola e são convidados a viver um imenso universo de novas experiências durante várias etapas ao longo do ano.

2º ANO

Acordando palavras

Um mergulho no universo de palavras e textos. No projeto do 2º Ano EF, os alunos são envolvidos em uma proposta de escrever o que passa pela imaginação, além de reflexões e curiosidades. O resultado desse trabalho culmina na publicação de um almanaque com textos e ilustrações.

3º ANO

Projeto Cultura: manifestações da arte e do saber e fazer do homem

Conhecer o lugar em que vive. Valorizar a cultura, entre outras atitudes. Nessa perspectiva, os alunos do 3º Ano EF aprendem a olhar para a cidade de Belo Horizonte e passam a considerar as histórias de vida, os modos de viver e suas experiências mescladas com a vida na capital do estado de Minas Gerais.

4º ANO

Minas são muitas

Saber se posicionar como cidadão consciente dos seus direitos e comprometido com seus deveres. Acompanhados de reflexão, experiência e ação, os alunos são inspirados a agir com perseverança na busca de conhecimento sobre a história de Minas Gerais e no exercício da cidadania.

5º ANO

Com viver

Ser gentil. Esse é o principal convite e desafio do projeto Com Viver. A proposta é provar que é possível reconhecer a si mesmo como sujeito repleto de talentos, mas também com limitações.
Os alunos trabalham, durante o ano, as reflexões “Quem sou eu?” e “Quem é o outro?”.

6º ANO

O que a memória ama fica eterno

No coração, no social, no coletivo. A proposta do Projeto do 6º Ano do Ensino Fundamental é construir uma memória que ama. Ele busca desenvolver nos alunos a percepção de que as lembranças que são enraizadas por meio de experiências, juntamente com o contexto histórico, influenciam a vida.

7º ANO

O Brasil encanta

Aprender, ver, sonhar e fazer. Em uma viagem a muitos lugares, sabores e olhares, os alunos experimentam, por meio da leitura e da escrita, o Brasil que encanta. O trabalho interdisciplinar envolve o desvendar da “nossa gente”, da “nossa alma”, do “nosso jeito de ser” e da “nossa história”.

8º ANO

E eu com isso?

Perceber uma realidade diferente. Vivenciar situações nunca percebidas. Sentir a emoção de ver uma pessoa se superar. Ver brotar uma semente no coração. Essa é a proposta do projeto “E eu com isso?”, que possibilita o contato dos alunos com instituições de assistência social.

9º ANO

Projeto Magis de Cinema

Depois de uma pesquisa detalhada, os alunos aprendem várias técnicas cinematográficas nas oficinas de roteiro, direção, atuação, edição de áudio e vídeo, cenário, figurino, maquiagem, efeitos visuais e trilha sonora. Na etapa final, os estudantes se dividem em equipes e produzem curtas-metragens.

1ª SÉRIE EM

Projeto Viver Melhor

O assunto é alimentação, drogas, tempo e outros que instiguem os alunos da 1ª Série EM a desenvolver ações efetivas no Colégio, em casa e na sociedade. O Projeto Viver Melhor atende a essa orientação. Inclui discussões em grupo e palestras, culminando na edição de uma revista.

2ª SÉRIE EM

Loyola Mun

O LoyolaMun acontece por meio de debates entre os alunos da 2ª Série EM. É mais que uma simulação de uma conferência das Nações Unidas, é um mergulho nesse mundo internacional. Os alunos são inspirados a desenvolver um pensamento mais crítico sobre a situação do mundo.

3ª SÉRIE EM

Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa

Grupos de alunos, sob um objetivo pré-acordado, têm a oportunidade de expor seus conhecimentos em diversas áreas e de aprender sobre algum assunto que não dominam, em uma proposta de monitoria. Os professores de determinada disciplina são orientadores nessa dinâmica.