Logo Loyola
Destaque 03/08/2017
Reflexão Pedagógica

Reflexão Pedagógica

Edição especial percorre os “Pressupostos Epistemológicos da Espiritualidade Inaciana”
_____

Desafiados a encontrar novos significados para a nossa ação educativa! Essa pode ser uma das sínteses da Reflexão Pedagógica especial da Semana Inaciana, que aconteceu nesta quarta-feira à noite, no Teatro Pe. Francisco Rigolin.

Encorajados pelo padre jesuíta Geraldo Luiz De Mori, professor doutor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), docentes, coordenadores e outros profissionais do Colégio Loyola percorreram os “Pressupostos Epistemológicos da Espiritualidade Inaciana”.

O jesuíta destacou traços da pessoa de Santo Inácio, que são inspirações para a vida e missão da Companhia de Jesus. De Mori o caracterizou como aquele homem, peregrino, “místico do encontro cotidiano com Deus no coração da realidade”, que, a partir de uma experiência de comunicação direta com o Senhor e do olhar profundo da realidade, inaugura um novo tipo de vida religiosa e uma espiritualidade muito mais radical e revolucionária, baseada no discernimento e no amor-serviço.

Pe. Geraldo salientou ainda que, em plena transição entre a era medieval e a era moderna, Inácio, que “não se deixa engessar e nem se contenta com o pouco”, nos convida sempre a participar da cena para “formar pessoas para os demais”. Sendo um homem inquieto, Inácio se coloca em diálogo com a ciência e funda um novo modo de viver que, tendo no centro a pessoa de Jesus Cristo, é radicado na liberdade, na eleição livre e na ação no mundo, pois vive como um enviado e místico apostólico, um contemplativo na ação. Inácio nos oferece o “sentido de estar com Deus, saboreando sua doçura”.

Vivendo sempre a mística da tensão, entre a contemplação da vida de Cristo e o compromisso histórico, entre a obediência à vontade de Deus e a liberdade criativa, um Colégio da Companhia de Jesus tem sua identidade e seu fundamento nesses pressupostos.

Após a abertura para perguntas, o encontro terminou com uma confraternização de “aplicação dos sentidos” no Passo das Artes.

Posts relacionados