Logo Loyola
Alunos 29/03/2017
Segurança

Segurança

Cooperação entre Colégio, Polícia Militar e famílias visa ampliar rede de proteção no entorno do Loyola
_____

Atualização em 30/03/2017, às 11h24: Após reunião realizada na tarde dessa quarta-feira (29/03), as ações em curso no Colégio Loyola ganharam apoio da Guarda Municipal, que fará reforço da segurança no horário de entrada do turno da manhã, a partir da próxima segunda-feira (03/04).
_____

Com o objetivo de colaborar para a melhoria da segurança da comunidade escolar, o Colégio Loyola tem tomado as medidas possíveis e permitidas legalmente para monitoramento de seu entorno. Tendo em vista que a segurança pública é de responsabilidade do Estado, uma dessas medidas é a aproximação sistemática e estabelecimento de parceria com a Polícia Militar, por meio de reuniões periódicas com as companhias da região. Durante esta semana, novos encontros estão sendo promovidos pela escola e pela Associação de Pais do Loyola (APL).

A partir dos resultados dessas conversas, foi estabelecida, em 2017, a patrulha diária. De segunda a sexta-feira, uma viatura fica estacionada próxima a uma das saídas do Colégio, durante os horários de início e término das aulas, em sistema de rodízio. Foi cedido também espaço à corporação, dentro do Colégio, na Rua Josafá Belo, onde há um posto policial que funciona segundo a disponibilidade diária da PM. O posto presta atendimento ao cidadão e realiza registro de ocorrência.

Além dessas medidas, o Colégio contratou uma empresa de consultoria em segurança para avaliar a possibilidade de instalação de câmeras “Olho Vivo” no entorno do Colégio. As câmeras serão destinadas a monitorar a área externa e fazem parte da parceria com a PM, uma vez que os policiais poderão ter acesso às imagens, quando necessário, para identificar envolvidos em ocorrências. O processo de consultoria foi concluído e o projeto está em fase de aprovação.

Como resultado do Programa de Segurança do Loyola (ProL) – iniciativa inédita dos pais, por meio da APL, que conta com aporte financeiro do Colégio – foi criado ainda um grupo no WhatsApp para comunicação direta das famílias com a Polícia Militar, pelo número (31) 98762376. A APL, em ação conjunta com o Colégio, vem buscando também parceria com instituições vizinhas. Os contatos já realizados, no entanto, demonstram que algumas empresas não estão interessadas no assunto.

De forma periódica, são realizadas campanhas de orientação sobre medidas de segurança, com abordagem e distribuição, por policiais militares, de material educativo produzido pelo Colégio. O Colégio mantém também 18 porteiros-vigias (com treinamento e experiência de mercado) para atuação nas esquinas das quadras do Colégio, a fim de garantir a segurança dos alunos na entrada e na saída da escola e no trânsito, pelas calçadas do entorno. Por questões legais, a escola não pode manter seguranças nem estender essa atenção a outros quarteirões. A escola descartou a contratação de empresas privadas de segurança e patrulhamento, porque essa atividade é ilegal.

O Colégio Loyola continuará a trabalhar, dentro da legalidade e do que é de competência própria, para melhorar as condições de segurança no entorno. Reiteramos nossa disposição para o diálogo com as famílias pelos meios oficialmente instituídos em virtude da dinâmica escolar, quais sejam, a Coordenação de Série, para assuntos acadêmico-pedagógicos, a Associação de Pais do Loyola (APL) e o Fale Conosco do site institucional (loyola.g12.br) para demais questões. Esses canais garantem o registro das demandas e o encaminhamento aos setores diretamente responsáveis.

 

Posts relacionados