Sistema de Qualidade em nova fase

Agora a instituição caminha em direção à elaboração de um plano de melhorias

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O Colégio Loyola está em nova fase do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE). A escola concluiu a etapa de autoavaliação, em que se buscou, a partir do diálogo da comunidade escolar, conhecer e atribuir valor a processos e práticas institucionais. Agora a instituição caminha em direção à elaboração de um plano de melhorias.

Os resultados do trabalho das comissões de autoavaliação foram apresentados à comunidade escolar no dia 20 de outubro, durante a 2ª Jornada Comunitária do SQGE. De acordo com o Informe Final produzido pelas facilitadoras Juliana Heleno e Isabel Tremarin e pelo profissional de apoio da FLACSI, Gustavo Cuadra, “percebeu-se, por parte das equipes, um excelente nível crítico-reflexivo e muita abertura às problematizações trazidas pela equipe externa”.

Para Tereza Sebastião Nogueira, mãe de estudantes do Loyola, foi “uma oportunidade ímpar de conhecermos e nos aprofundarmos nas propostas e ações do colégio, de ouvir e sermos ouvidos, e de fortalecer o apoio e a cumplicidade mútuos em prol da trajetória das crianças e jovens no Colégio”.

Ricardo Lúcio Pereira da Silva, pai de estudante do colégio, avaliou como “extremamente positiva” a experiência do Loyola com o Sistema de Qualidade. Para ele, “sabermos da disposição e disponibilidade da Instituição de envolver colaboradores e pais para qualquer melhoria é muito gratificante”.

Segundo consta no Informe Final, “o Colégio Loyola obteve um êxito geral de 31,9%, sendo Família e Comunidade o âmbito com maior valoração (50,2%), seguido do âmbito Organização, Estrutura e Recursos (41%). Os âmbitos Pedagógico Curricular e Clima Escolar, com 32,1% e 15,2%, respectivamente, obtiveram menores êxitos.

Ao término da etapa de avaliação foi sugerida a criação de projetos e ações, dentro de um Plano de Melhoria da eficácia escolar, os quais tenham como prioridade a “reestruturação do Projeto Curricular” e o “desenho e implementação de um sistema de avaliação de desempenho e de incentivos aos colaboradores”.

CONCEITO DE QUALIDADE

Durante a 2ª Jornada Comunitária, também ficou definido o conceito de qualidade do Colégio Loyola:

A qualidade da educação escolar para o Colégio Loyola está no comprometimento com a formação integral inaciana de nossa comunidade escolar, oportunizando o desenvolvimento de cidadãos autônomos, em busca do Magis inaciano. Acreditamos que, por meio da organização de um processo educativo, inserir o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, considerando uma educação inclusiva, em perspectiva ampliada, e responder aos desafios de cada tempo, levando em conta espaços, tempos e recursos escolares, é uma marca institucional que corrobora a busca pela qualidade.


“A autoavaliação possibilita uma análise conjuntural e estrutural da totalidade do colégio, que viabiliza implementação, monitoramento e acompanhamento de projetos de mudança e melhoria, num ciclo permanente de avaliação, reflexão, mudança e melhoria.” (Informe Final)



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