Logo Loyola
Projetos de Série

Projetos de Série

Um dos desafios do Colégio Loyola é a realização de um trabalho efetivamente gradual e consistente na formação de valores. Com esse objetivo, a equipe de professores e coordenadores pedagógicos desenvolve os projetos de série – trabalhos interdisciplinares, com atividades transversais, dentro e fora da escola, ao longo do período letivo, geralmente, com um evento culminante no fim do ano.

 

1º ano:

O projeto do 1º ano, “As minhas, as suas, as nossas histórias… “ vem propor um percurso de aprendizagens que integra várias áreas de conhecimento para promover a construção da memória histórico-afetiva dos alunos e da identidade inaciana. Abordar questões e problemas do mundo do aluno, como seus hábitos, costumes, saberes e fazeres, visando ao reconhecimento do contexto social bem como a compreensão dos aspectos espacial e temporal, o desenvolvimento da autonomia e as diferentes formas de expressão, comunicação e registros.

2º ano:

Um mergulho no universo de palavras e textos. O Projeto Acordando Palavras possibilita às crianças participar ativamente de situações do uso da língua, por meio da interação com diferentes textos verbais e não verbais. Em contextos significativos de comunicação, objetiva-se ampliar o letramento dos alunos, criando situações que os levem a pesquisar, investigar e utilizar diferentes linguagens: corporais, estéticas, verbais e musicais.

3º ano:

Despertar nos alunos um sentimento de pertença ao município e uma relação afetiva com ele. Trabalhar a cidade como um espaço e tempo de construção da identidade individual e coletiva, recuperando histórias de vida, mescladas com a vida na capital, de forma a valorizar identidade e alteridade. A partir de questões sobre a cidade, as crianças vivenciam experiências, apropriam-se do espaço urbano e experienciam o exercício da cidadania por meio de ações concretas. O projeto visa à construção de um ambiente social pautado no respeito, bem ao modo de ser inaciano.

4º ano:

Os estudantes são convidados a viajar por Minas Gerais e conhecer suas paisagens, arquitetura, culinária, religiosidade, história e o jeito popular de ser e falar. Os temas são abordados de modo a levar ao encantamento, à reflexão, à valorização e à identificação pessoal com o “ser mineiro” e com suas riquezas, como sujeitos histórico-culturais atuantes. A valorização e o respeito à diversidade cultural são favorecidas ao longo das atividades do projeto.

5º ano:

Trata-se do reconhecimento de si mesmo, do outro e da arte de vivermos juntos, reconhecendo limitações e talentos, respeitando a diversidade e compreendendo a importância do trabalho em equipe. Discutindo direitos e deveres, procuramos promover debates e construir estratégias para problemas que podem ser resolvidos em paz, oportunizando que todos aprendam.

6º ano:

No coração, no social, no coletivo. A proposta do Projeto do 6º Ano do Ensino Fundamental é construir uma memória que ama. Ele busca desenvolver nos alunos a percepção de que as lembranças que são enraizadas por meio de experiências, juntamente com o contexto histórico, influenciam a vida.

7º ano:

Aprender, ver, sonhar e fazer. Em uma viagem a muitos lugares, sabores e olhares, os alunos experimentam, por meio da leitura e da escrita, o Brasil que encanta. O trabalho interdisciplinar envolve o desvendar da “nossa gente”, da “nossa alma”, do “nosso jeito de ser” e da “nossa história”.

8º ano:

Perceber uma realidade diferente. Vivenciar situações nunca percebidas. Sentir a emoção de ver uma pessoa se superar. Ver brotar uma semente no coração. Essa é a proposta do projeto “E eu com isso?”, que possibilita o contato dos alunos com instituições de assistência social.

9º ano:

O Nono MUN é um projeto do Colégio Loyola que consiste em uma simulação de conferências das Nações Unidas, nas quais os estudantes representam diferentes países e debatem questões globais relevantes. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento de habilidades como oratória, negociação, pensamento crítico e trabalho em equipe, além de proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pela comunidade internacional. O Nono MUN é uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre a diplomacia e a resolução pacífica de conflitos, e para colocarem em prática seus conhecimentos sobre assuntos globais.

1ª Série Ensino Médio:

O Projeto de Vida é o Itinerário Formativo articulador dos projetos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Loyola, com o objetivo de incentivar os estudantes a refletirem sobre suas características e identidade, assim como objetivos e metas pessoais e profissionais a longo prazo. Através de atividades e dinâmicas, os estudantes são estimulados a identificar suas habilidades, interesses e valores, e a partir disso, traçar um plano de ação para alcançar seus objetivos.

2ª Série Ensino Médio:

O Loyola MUN é um projeto realizado pela 2ª série do Ensino Médio. Trata-se de uma simulação realista das atividades da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os alunos assumem o papel de delegados de diferentes países e debatem questões globais relevantes, como política internacional, segurança, direitos humanos e meio ambiente. O objetivo do Loyola MUN é oferecer aos estudantes uma experiência de aprendizado prática e interativa, na qual eles possam desenvolver habilidades como oratória, negociação, pensamento crítico e trabalho em equipe, além de aprimorar seus conhecimentos sobre temas atuais e relevantes.

3ª Série Ensino Médio:

Atividades que contemplam a trajetória escolar dos alunos, as experiências de diálogo entre os saberes e a construção de ações que consolidam o projeto de cidadania. O aluno é protagonista na ampliação de seu conhecimento, na sua escolha profissional e no seu comprometimento com os demais e com o ambiente.