Logo Loyola
Alunos 27/09/2017
Visita do Provincial do Brasil

Visita do Provincial do Brasil

Loyola recebe Pe. João Renato Eidt, SJ, e Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, no dia em que se comemoram os 477 anos da Companhia de Jesus
_____

No dia em que a Companhia de Jesus completa 477 anos, o Colégio Loyola recebeu a visita de Pe. João Renato Eidt, SJ, Provincial do Brasil, que possui jurisdição sobre toda a Companhia de Jesus no país, e de Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, Superior da Plataforma Apostólica Leste. Eles conversaram com os representantes de turma e responderam a dúvidas sobre temas variados, como as características que distinguem a Companhia de Jesus e a Rede Jesuíta de Educação, o dia a dia do Provincial, a escolha pela atuação dentro da Companhia e a atuação social da instituição.

Ao ser perguntado sobre o que “gostava” e “não gostava” em sua profissão, Pe. João Renato Eidt esclareceu que, para ele, a forma de viver a vida jesuíta no cotidiano é preponderante sobre a função exercida, e que qualquer dificuldade é solucionada sempre com a ajuda dos colaboradores da Companhia. “Sozinho é impossível. Sinto muita alegria ao perceber o esforço de todos para oferecer uma boa formação e contribuir para um país mais bonito e mais humano. Sem dúvida, o que mais gostamos em nosso trabalho é colocar nossa vida a serviço. E todos vocês, alunos, são parte dessa missão. Fazemos parte de uma rede mundial que se preocupa com a educação de excelência e o dia a dia escolar, tendo como ‘recheio’ esse convite a se solidarizar com o outro”, resumiu.

O diretor geral do Loyola, Juliano Oliveira, reforçou que a experiência vivida pelos alunos é uma manifestação de um modo específico de viver e servir, típico da Companhia, contextualizado aos desafios de nosso tempo. O Diretor de Formação Cristã do Colégio, Pe. Álvaro Negromonte, SJ, enfatizou o momento singular da Província e a data especial de comemoração dos 477 anos da oficialização da Companhia de Jesus pela Igreja, lembrando, dentro das perguntas e depoimentos dos alunos, os quatro “Cs” que conduzem a formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas.

O Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, convidou a todos a conhecerem projetos desenvolvidos em outros Colégios da Rede, como o ambulatório de atendimento gratuito criado por antigos alunos do Santo Inácio, no Rio de Janeiro, que hoje faz mais de 100 mil atendimentos/ano; e classificou a oportunidade que os alunos têm no Loyola como uma verdadeira chance de fazer a diferença na sociedade. Em seguida, os participantes do encontro se reuniram para cantar parabéns e lembrar a inspiração da espiritualidade inaciana em todas as obras jesuítas.

Posts relacionados