Logo Loyola
Sem categoria 06/10/2010
Convite Exposição “Pipas ao Vento”

Convite Exposição “Pipas ao Vento”

Pipas ao Vento

Sem vento não é possível voar… para ensaiar o voo é preciso acreditar no corpo e no vento…
Uma pipa ou estrela, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
É composta de uma estrutura armada que suporta um plano que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo, pode contar com uma rabiola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, geralmente feita de fitas plásticas finas ou de papel ou mesmo de pano, amarradas a uma linha.
É um brinquedo utilizado por crianças, adolescentes e até adultos. Existe um tipo de papagaio muito grande, de forma hexagonal ou octogonal, com rabo de pano: era a “barraca”, que precisa de vento forte e constante.
Os papagaios do tipo “caixa” ou “caixote” são verdadeiras obras de arte . As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que, por volta do ano 1200 a. C., foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas a distância entre destacamentos militares As pipas têm ainda um significado religioso, tendo por finalidadeespantar maus espíritos”.
No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o para-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.
No Japão, são chamados de “tako”, que significa “polvo”. Lá, a fabricação de papagaios tem quase um status de arte: existem, além das pipas tradicionais, geométricas, pipas em formas humanas, de animais, pássaros, que carregam objetos que assobiam com o vento. São produzidas pipas de até 5 metros, que precisam de equipes para serem “empinadas”.

Posts relacionados