Logo Loyola
Sem categoria 25/04/2011
Missão Rural 2011

Missão Rural 2011

A Missão Rural  é uma experiência de inserção em uma realidade social simples, com o objetivo de proporcionar uma vivência de comunhão e participação, integrando alunos, antigos alunos e educadores do Colégio Loyola em comunidades rurais.

Através da convivência com as famílias da região, estimulamos a participação no trabalho, na vida comunitária e na experiência religiosa desses lugares.

A Missão Rural é realizada na Paróquia de Nossa Senhora dos Montes Claros no município de Montes Claros, MG, paróquia que está sob a responsabilidade dos Jesuítas.

Em cada comunidade que atendemos, os alunos ficarão hospedados nas casas das lideranças do lugar. São famílias simples, mas que têm o suficiente para viver com a dignidade própria do homem do campo. Basicamente, todas as famílias têm seu pedaço de terra. As casas não têm luxo, mas possuem condições básicas de higiene.

Normalmente, a própria comunidade escolhe casas e famílias que têm melhores possibilidades de hospedar os alunos. Neste gesto, esconde-se uma das experiências mais bonitas da Missão Rural, que é o abrir-se inteiramente para nos acolher. Em nome da fraternidade cristã, as famílias fazem tudo o que podem e até o que não podem para nos receber da melhor maneira possível. É a primeira lição que assimilamos.

Nessa comunidade, prestamos serviços concretos: visitamos famílias, encontramos crianças nas oficinas de artes, em celebrações, encontramos novos amigos… longas caminhadas.

Outra experiência marcante da Missão Rural é o trabalho. Trabalhamos com as famílias que nos hospedam, ajudando-as na roça, em suas plantações, na colheita ou nos serviços da casa. Assim, retribuímos a acolhida e sentimos, na própria pele, o que é ganhar o sustento diário, lutando pela sobrevivência.

 

Veja, abaixo, os depoimentos dos participantes da edição 2009.

Posts relacionados