Logo Loyola
Sem categoria 24/05/2011
Toma posse novo Reitor do Colégio Loyola

Toma posse novo Reitor do Colégio Loyola

O Padre Germano Cord Neto, SJ, assumiu, na última sexta-feira, o cargo de Reitor do Colégio Loyola. A transição do reitorado aconteceu por ocasião do Lucernário, celebração presidida pelo Padre Luiz Antonio de Araújo Monnerat, SJ, em que a comunidade Loyola festejou a Páscoa do Senhor.

Em sua reflexão sobre o evangelho de Jesus segundo João 14, 1-6, Padre Monnerat fez referência à tradição dos primeiros cristãos, de santificar o dia, ao cair da tarde, com uma prece comunitária por meio da qual se agradeciam os benefícios recebidos e suplicava-se a proteção para o período da noite. Ele destacou os dons de Deus no Colégio Loyola e pediu que a luz do Senhor ilumine a todos.

“Hoje estamos reunidos, como comunidade de fé, em torno da luz que é Cristo. Gostaria de agradecer, de modo especial, por esse tempo que passei aqui, por todos os encontros que foram luz na minha vida. E, de modo especial, a presença do Padre Germano, que assumirá meu trabalho”, ressaltou.

Após a celebração, a Diretora do Colégio Loyola, Professora Sônia Maria Vasconcellos Magalhães, deu início à solenidade de transmissão de cargo, destacando ser esse um momento formal da acolhida ao Padre Germano, já que “ninguém toma possa de algo que já lhe pertence como território de missão”. Em nome da comunidade Loyola, ela agradeceu ao Padre Monnerat os dois anos e meio à frente do Colégio, evidenciando a firmeza e a suavidade com que ensinou e imprimiu a marca da Companhia de Jesus na identidade da escola, “um modo de proceder que marcou o chão desta casa e o coração de cada um”.

Padre Monnerat disse,em seguida, ser este um momento de tristeza e alegria “em que pesa mais a alegria por já ter partilhado da história do Padre Germano, que passa a ocupar o lugar de primeiro (e último) responsável pela missão desta obra da Companhia de Jesus”. Ele leu a carta de destinação e passou a palavra ao novo reitor.

Em um pronunciamento breve, Padre Germano agradeceu a acolhida com as seguintes palavras: “A vida é caminhada. Nossos caminhos se encontraram. Fico feliz em seguir os passos do Padre Monnerat, trabalhando com vocês. Vou tentar seguir, iluminado por aquela luz (em referência à luz de Cristo), o caminho já iniciado por vocês”.

A professora Sônia encerrou a cerimônia convidando os presentes a partilhar um coquetel servido no Passo das Artes.

Posts relacionados