Logo Loyola
Sem categoria 17/06/2011
PROPAGANDA: Ideologia, Consumo e Sociedade

PROPAGANDA: Ideologia, Consumo e Sociedade

A exposição “PROPAGANDA: Ideologia, Consumo e Sociedade” reúne trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 9º Ano/EF em uma atividade interdisciplinar que envolveu os conteúdos de Arte, Geografia, História e Laboratório de Linguagens.

O ponto de partida foi o estudo da Rússia após a Revolução de 1917. Nesse período, a arte soviética tornou-se uma questão política e ideológica para a transformação e socialização. O povo deveria ser educado através da arte da propaganda para poder desenvolver e seguir as novas diretrizes do governo. As mensagens tinham que ser educativas, e o objetivo era ensinar comportamento e transmitir os ideais para a transformação do novo país.

A propaganda, se bem utilizada, é um recurso eficaz de divulgação de ideias. Possui artifícios de convencimento de público capazes de criar uma imagem positiva ou negativa de uma ação, dependendo do objetivo a ser atingido. No caso de países capitalistas da atualidade como o Brasil, diferentemente da antiga União Soviética, as propagandas são criadas para incentivar o consumo de produtos que fazem parte do cotidiano das pessoas e, por outro lado, para alertar sobre as consequências que determinados produtos podem trazer para o consumidor. Enquanto marcas nacionais e internacionais são difundidas pela mídia em imagens que seguem padrões de convencimento de compra, campanhas educativas explicitam danos causados à vida por esses mesmos produtos.

Tanto o socialismo quanto o capitalismo serviram de parâmetro para os alunos criarem seus trabalhos. O desafio proposto a eles foi modificar, digitalmente, um pôster soviético, transformando-o em outros dois bem diferentes. Esses pôsteres deveriam caracterizar uma sociedade capitalista: um pôster veiculando a propaganda de um produto consumido no cotidiano e o outro, uma campanha de cunho social, envolvendo o mesmo produto. A partir da imagem original, os alunos adicionaram, retiraram ou transformaram elementos para transmitir a nova mensagem desejada.  Para isso, foram utilizados os recursos dos programas Photofiltre e Corel Draw.

O resultado desse trabalho foi uma incrível manipulação de imagens e conceitos, causando questionamentos que beiram o inusitado, a ironia e a diversão. 

Amanda Lopes
Daniela Lacerda
Jun/2011

Posts relacionados