Logo Loyola
Sem categoria 20/06/2011
Termina a primeira rodada de Dias de Formação do 9º e do 2º Anos EF

Termina a primeira rodada de Dias de Formação do 9º e do 2º Anos EF

A primeira rodada de Dias de Formação do 9º Ano do Ensino Fundamental terminou com grande participação dos alunos. O eixo temático deste primeiro semestre foi “Tornar-se pessoa”, na perspectiva cristã de que isso acontece no convívio e no contato com os demais, com o outro, com o diferente. A fantástica oportunidade de olhar nos olhos, de rezar juntos e de trabalhar em equipe deu ritmo e significado ao DDF.

Olhar no olho do outro foi momento vivido intensamente pelos alunos, de acordo com informações da equipe de Formação Cristã. Nossa melhor descoberta de nós mesmos está na abertura e acolhimento do outro. Olhar dentro de nós é encontrar a Deus no melhor de nós e pedir “que os nossos olhos se abram”.

O trabalho em equipe aconteceu, principalmente, na elaboração de painéis inspirados nas Duas Bandeiras dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio. Foi o momento de olhar a vida e contemplar o que nos encanta e o que nos indigna e impele à ação transformadora. A beleza desses painéis superou em muito as expectativas da equipe que preparou os Dias de Formação. Oportunamente, eles serão expostos para que a comunidade sinta um pouco o clima e o espírito da vivência em Vila Fátima nestes dias.

2º Ano EF

O ciclo de DDFs do 2º Ano do Ensino Fundamental também terminou. O eixo temático desse DDF aponta para a atenção da criança aos sinais reveladores da presença amorosa de Deus em seu cotidiano e tomada de consciência quanto ao cuidado nas atitudes que assume na continuidade da obra de Deus em sua vida pessoal e comunitária.

Boa parte do tempo é dedicada à convivência e recreação como estratégia pedagógica favorecedora da aprendizagem. Ao mesmo tempo, os pequeninos também são convidados a refletir através de estórias e de dinâmicas a respeito das marcas que eles desejam deixar no mundo.

Cada um registrou em papel qual seria sua marca pessoal para tornar o mundo um lugar melhor; e, para selar um compromisso com essa marca, deixou no papel a impressão de suas mãozinhas com tinta.

Posts relacionados