Logo Loyola
Sem categoria 04/07/2011
4º Ano EF intensifica campanha contra o lixo

4º Ano EF intensifica campanha contra o lixo

O lixo que a gente produz

Você já parou para pensar em quanto lixo você produz por dia? É muito? É pouco?
Para saber, o 4º Ano D resolveu fazer uma experiência. Todo dia, a faxineira vem limpar a sala e coloca todo o lixo encontrado no chão dentro de um saquinho.

O primeiro dia foi um grande susto. Em vez de o lixo estar naquele saquinho, estava em um enorme saco preto de lixo.

O segundo dia foi bem melhor. Estava em saquinho, e não no saco grande. Mas, entre os papéis estavam lápis, apontadores, réguas…

No terceiro dia foi impressionante!!! Não havia quase nenhum material! Só alguns lápis  para estragar a limpeza. Agora é só melhorar para nenhum lixo sobrar! E você, quando vai melhorar?

O texto acima foi produzido pela aluna Letícia Sanches, do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Loyola.  A atividade integra o Projeto Sustentabilidade, elaborado no ano passado, durante a Semana Inaciana e contempla diversas ações concretizadas em 2011.

De acordo com a coordenadora de série, Afonsina Ferreira, o trabalho resultou em ricas reflexões por parte dos alunos. Ela explicou que, “diariamente, após as aulas, o lixo era recolhido em uma embalagem transparente. No dia seguinte, era apresentado aos alunos com o objetivo de provocar uma conscientização maior sobre o lixo produzido e sobre a destinação dele”. Afonsina também relatou  que,”conseguimos uma redução quase total do lixo ao final das aulas e uma preocupação de cada um em ajudar o colega a ficar atento e não jogar lixo no chão”.

Leia, abaixo, um poema produzido pelo aluno Felipe.

O lixo que a gente produz

Lugar de lixo é na lixeira!
Devemos cuidar do meio ambiente.
Isso não é brincadeira!

Tanto lixo que a gente produz,
Jogando lixo no chão?!
Opa… Não, não, não!
Vamos mudar de atitude!

Se cada um de nós fizer sua parte…
Vamos tornar o mundo cada vez melhor!
Juntos, nós podemos.
Juntos, nós conseguimos!

A redação, a seguir, também resultou do trabalho sobre o lixo no 4º Ano e foi elaborada pela aluna Letícia Costa S. Oliveira.

O lixo que a gente produz

No Colégio Loyola estamos na “Semana do meio ambiente”. No 4º Ano estamos olhando quanto lixo nós produzimos na sala de aula.

No 1º dia, ao vermos o lixo do 4º Ano D ficamos assustados e impressionados com a quantidade de lixo que produzimos. Havia cada tipo de coisa lá dentro! Lápis, apontador, folha arrancada da AGENDA etc…

No 2º dia, ao vermos o lixo do 4º Ano D ficamos novamente impressionados, mas, dessa vez, ficamos impressionados por outro motivo. O lixo reduziu bastante! Ficou em uma sacolinha bem menor. Mas havia ainda um problema. Havia lápis ainda, mas melhorou bastante.

No 3º dia, 14/6, ficamos muito felizes! O lixo reduziu novamente! Mas ainda havia um pequeno detalhe… um apontador. Mas todo o lixo acabou!!!

Posts relacionados