Logo Loyola
Sem categoria 12/07/2011
PRÉ-BIENAL “O COTIDIANO NA ARTE”

PRÉ-BIENAL “O COTIDIANO NA ARTE”

A VI Bienal de Arte dos Colégios Jesuítas da Província Brasil Centro-Leste apresenta o tema “O Cotidiano na Arte”. Todos os alunos envolvidos mergulharam nessa proposta durante o primeiro semestre de 2011 e apresentarão seus trabalhos no Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora, de 17 a 20 de agosto.

No Colégio Loyola, alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental à 1ª Série do Ensino Médio mostram antecipadamente alguns de seus trabalhos. É a exposição “Pré-Bienal”, que permanece no Passo das Artes de 11 de julho a 31 de agosto. A comunidade escolar está convidada a conferir as produções estéticas, que apresentam uma diversidade de olhares sobre o tema.  Os alunos prestaram atenção às minúcias do caminho percorrido diariamente, observando bem de perto os pequenos bichinhos que vivem num microcosmo abaixo de nossos pés ou percebendo as esquinas do percurso de casa ao Colégio, numa vista mais distanciada, mais ampla. Relembraram histórias de vida, momentos de alegria e tristeza com a família e os amigos. Compreenderam as influências ideológicas e sociais da mídia nas ações rotineiras das pessoas, mas também voltaram os olhos para um lugar bem longe das tecnologias: descobriram o mundo dos varais de roupas coloridas estendidas ao vento nos quintais das casas simples do interior de Minas. As possibilidades foram tantas que chegaram à conclusão de que o cotidiano pode tornar-se extraordinário. Porque na Arte não existem fronteiras. Ela pertence a um território aberto que mistura a razão ao imaginário.

O Passo das Artes é esse território, onde a criação dos alunos dialoga com as de artistas convidados. São estudantes da Escola Guignard/UEMG que fizeram trabalhos na mesma temática proposta pela Bienal. Trouxeram para a exposição o cotidiano deles, evidenciado no manuseio de materiais simples, como o lápis, as tintas, os pincéis, ou mais complexos, como a madeira, a pedra e a prensa que carimbam imagens no papel. As cenas formadas saem dos percursos dos olhares na natureza e na cidade, dentro do ônibus ou no ateliê, do canto dos pássaros ou da música do rádio, dos livros de contos de fadas ou histórias da Arte.

O Cotidiano na Arte está presente para alterar o dia a dia de quem passa e observa a exposição, de quem se deixa envolver por imagens inusitadas e poéticas: registros de dentro da sala de aula ao ateliê.

Amanda Lopes
jul/2011

Posts relacionados