Logo Loyola
Sem categoria 09/09/2011
Alunos do Ensino Médio participam de Encontro de Alunos Colaboradores

Alunos do Ensino Médio participam de Encontro de Alunos Colaboradores

“Estou com a cabeça totalmente mudada. Você começa a ter vontade de transformar o mundo”, afirma Lucas Moreira, aluno da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Loyola. Foi assim que ele e outros 85 estudantes voltaram da vigésima terceira edição do Encontro de Alunos Colaboradores (ENAC), realizado no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora. O encontro aconteceu entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro e os sete colégios da Província Brasil Centro-Leste marcaram presença. Com o objetivo de formar lideranças entre os alunos da rede Jesuíta, o tema deste ano foi “Liderança inaciana e vida sustentável”.

Orientados pelo Coordenador da Formação Cristã, Agripa Mairink, os alunos participaram de várias atividades, como palestras, oficinas e trabalhos de campo. Eles também apresentaram os trabalhos realizados pelo Loyola para os estudantes das outras escolas. O que mais chamou atenção de quem participou foram as oficinas que treinaram os grupos para atuação em quatro campos: Medicina Alternativa, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Redes Sociais e Pastoral da Criança.

Oficinas
Na oficina de Medicina Alternativa, os alunos aprenderam sobre o tema e visitaram uma farmácia do gênero em Matias Barbosa. Já na oficina de Sustentabilidade e Meio Ambiente, aprenderam a compostagem, técnica que aproveita restos de alimento para fazer adubo. Além disso, os estudantes desenvolveram um aquecedor solar com garrafas pet e caixas de leite. Nas atividades sobre Redes Sociais, os participantes criaram um grupo de comunicação entre alunos no Facebook do Colégio Jesuítas de Juiz de Fora. O canal foi desenvolvido para melhorar o diálogo entre os estudantes e mobilizá-los de maneira eficiente. A oficina da Pastoral da Criança treinou os estudantes para a ação social em grupos carentes. Os participantes visitaram uma comunidade carente de Juiz de Fora e deram assistência à mulheres grávidas e crianças.

Depoimentos
“É muito bom ver a felicidade das pessoas com gestos tão pequenos da nossa parte”, conta Pedro Couri, aluno da 2ª Série do Ensino Médio, que participou dos trabalhos da Pastoral da Criança. “A comunidade não é desprovida apenas de recursos, mas também de carinho. Por isso, nosso acompanhamento com as grávidas visavam tanto à saúde física quanto à psicológica”, explica Pedro, que visitou uma gestante, mãe de cinco filhos e vítima de violência doméstica.

O relacionamento dos alunos com estudantes de outros colégios da Província também gerou frutos. “O contato com outras escolas foi muito produtivo. Vimos alguns projetos interessantes e vamos sugeri-los aqui no Loyola”, afirma Maria Teresa Ramos, aluna da 1ª Série do Ensino Médio. O grupo pretende instalar coletores de papel em todas as salas da instituição para que o lixo seja reciclado posteriormente. A ideia foi inspirada em um projeto do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora.

Depois da experiência adquirida no ENAC, os alunos pretendem passar o aprendizado adiante, buscando por em prática toda a experiência adquirida. O aluno Lucas Kumaira, da 1ª Série do Ensino Médio, recomenda a experiência: “Todo mundo deveria participar. É uma experiência única, que abre a mente para coisas que n

Posts relacionados