Logo Loyola
Sem categoria 02/11/2011
Semana Cultural 2011 encerrada com sucesso

Semana Cultural 2011 encerrada com sucesso

A Semana Cultural 2011, realizada no período de 18 a 22 de outubro no Colégio Loyola, foi um sucesso. No total, cinco dias de intensas atividades que partiram de temas trabalhados pelos alunos em sala de aula e culminaram na apresentação à comunidade escolar de diversas manifestações artísticas relacionadas à riqueza cultural brasileira.

A abertura aconteceu na manhã de terça-feira, com a inauguração do piano do Teatro Padre Francisco Rigolin e shows musicais. Pela tarde, o grupo Conta e Encanta apresentou causos, músicas e poesias mineiras no espetáculo "Que trem danado, sô".

A programação esquentou no dia 19, e a principal atração ficou por conta da oficina teórica e prática do BBoy Cristiano. Além de ensinar a alunos e professores os principais movimentos da dança de rua, ele explicou como essa cultura surgiu nos Estados Unidos, diferenciando conceitos como Hip Hop, Funk, Dj e Mcs, desde o surgimento até o que é veiculado nas mídias atuais.

O show sobre a História da Música Brasileira, com o músico Gilvan de Oliveira, na quinta-feira, além de marcante, com versões de clássicos de Villa Lobos e Luiz Gonzaga, foi uma verdadeira lição de vida. “Pude aprender como uma pessoa humilde, mesmo sendo famosa, conhecida no Brasil inteiro, não esquece suas origens”, destacou o aluno João Francisco, da turma C do 9º Ano do Ensino Fundamental.

Ele, assim como o aluno Pedro Sartori, da mesma sala, aprovou também o Júri Simulado nas aulas de História. “É uma experiência diferente, que faz a gente mudar a visão sobre o que pensa”, disse completando a afirmação do amigo acerca da “oportunidade para desenvolver e melhorar a capacidade de argumentar, de convencer os outros”.

Na sexta-feira, nas aulas dos Seminários de Filosofia, Sociologia e Teologia da 2ª Série do Ensino Médio, travou-se um caloroso debate sobre a espacialidade atual dos indígenas em suas terras, tendo como fonte de discussão o caso da construção da usina de Belo Monte nas áreas das tribos do Xingu.

O sábado, apesar de frio e chuvoso, foi o ponto máximo do evento, dedicado principalmente às séries iniciais do Ensino Fundamental. Pais e filhos do 2º Ano tiveram um encontro emocionante com índias da tribo Pataxó. Elas contaram como é a vida na aldeia, suas lendas e também como é viver em Belo Horizonte, sem deixar as raízes do seu povo.

De acordo com a coordenadora da série, Alexandra Gazzinelli, “as crianças fizeram muitas perguntas e mostraram grande interesse em conhecer o modo de ser de brasileiras com tradições culturais tão diferentes”. As indígenas ensinaram palavras de sua língua, fizeram uma dança coletiva e apresentaram várias peças de artesanato elaboradas com materiais coletados na natureza. Para Alexandra, “foi um momento muito rico na busca pelo conhecimento, respeito e valorização da diversidade”.

Para o 1º e o 3º Ano, os profissionais do Espaço Biblioteca prepararam contação de história e canção homenageando personagens do folclore brasileiro: Saci, Bumba meu boi e Curupira. Além da atuação de vários alunos, como personagens literários, o momento teve a participação especial do funcionário Filipe Amâncio, do Setor de Pessoal, inter

Posts relacionados