Logo Loyola
Sem categoria 16/11/2011
Representantes do Loyola avaliam Torneio Estadual de Robótica, em Itajubá.

Representantes do Loyola avaliam Torneio Estadual de Robótica, em Itajubá.

O Assessor da Àrea de Ciências da Natureza do Colégio, Francisco Pazzini, destacou a importância do Torneio First Lego League para os alunos. “Foi a primeira vez que o Colégio participou deste evento. A escola chegou a atingir, inclusive, a nota máxima em uma das etapas da competição. É um projeto que contribui para a experiência prática e criativa do grupo”. Pazzini ressalta também, a preparação da equipe para o torneio, mesmo sem um tutor para orientá-la. “O tempo de preparação da equipe foi pouco e o trabalho que os integrantes desenvolveram foi derivado do próprio esforço, devido à falta de um orientador."

A componente da equipe do Loyola, Paula Cury Bragança, conta como foi a experiência ao participar do torneio. “Estávamos sendo observados a todo instante. O torneio foi ótimo para conhecer novas pessoas e adquirir novos conhecimentos, não apenas no contexto científico, mas no convívio social que vai muito além da escola”.

A aluna do 8º Ano B ressaltou, também, seus planos futuros na área da robótica. “Quando completar 16 anos e não puder mais participar, pretendo ser a mentora de uma equipe. Sempre frequentei as reuniões e ainda pretendo contribuir para o projeto de alguma forma. A participação me permitiu ver como realmente é o mundo, a vida real. A possibilidade de trabalhar e ter um futuro nessa área”.

O torneio nacional de robótica, First Lego League, já está acontecendo nos principais estados brasileiros. A etapa mineira da competição reuniu cerca de 500 pessoas, divididas em 30 equipes de escolas públicas e privadas do estado. Infelizmente, a equipe de alunos do Loyola não conseguiu passar para a fase seguinte (etapa nacional), apesar do ótimo trabalho feito. O evento aconteceu na Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, nos dias 29 e 30 de outubro.

 

Etapas estaduais continuam em andamento.

As etapas regionais ainda estão sendo realizadas nos demais estados. A competição que reúne alunos com idades entre 9 e 15 anos, termina somente no início de 2012, quando 13 equipes de diferentes estados participam da última fase do torneio.

O First Lego League propõe a criação de robôs, assim como a solução de problemas e missões passadas às equipes. O tema da edição 2011 é explorar o universo da engenharia biomédica com a ajuda do conhecimento da robótica.

Para saber mais e continuar acompanhando o Torneio de Robótica, acesse www.legozoom.com.br

Posts relacionados