Logo Loyola
Sem categoria 22/11/2011
Ciência e Cultura marcam a Feira do Conhecimento 2011

Ciência e Cultura marcam a Feira do Conhecimento 2011

A Feira do Conhecimento 2011 movimentou o Colégio Loyola no último sábado. Foram aproximadamente 30 estandes, além da exposição de objetos típicos das regiões brasileiras, numa grande mostra do que estudantes e educadores do 2º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio fizeram de melhor ao longo do ano, dentro e fora da sala de aula.

A manhã começou animada com o fechamento do Projeto de Série do 3º Ano EF no Teatro Padre Francisco Rigolin. Os alunos fizeram uma apresentação de poesias e músicas, entre as quais uma interpretação da canção “Além do horizonte”, de Roberto Carlos, todas inspiradas nos principais espaços públicos de Belo Horizonte, visitados no segundo semestre. Atrás da lente da lupa, gravado no azulejo, na miniatura em massinha ou dentro do cesto ou monóculo, a série também trouxe para o Passinho das Artes o encanto e a beleza das praças e parques da cidade.

O casal Avelina e Marcos, pais da aluna Isabela Dias, da turma C, ficou emocionado. “É maravilhoso ver a integração do grupo, o estímulo que a escola dá à musicalização das crianças e o fruto do trabalho realizado durante o ano”, disse a mãe. Outro que também ficou comovido foi Anderson Oliveira, pai de Gabriel Oliveira, da turma B. “A apresentação e as exposições do 3º Ano EF reacenderam em mim o orgulho de ter nascido e de morar em BH”, disse.

Na Quadra Irmão Patrício, a animação não era diferente. No estande “Afunda ou não Afunda” , a aluna Ana Luiza, da 1ª Série EM, explicava um experimento que mostra, de maneira lúdica, o processo de imersão de um submarino.
Em “Imagens e palavras”, pais e filhos concentrados repintavam uma obra célebre de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa. Alexandre Marques gostou muito da experiência de poder “curtir” o momento junto com o filho Luca Valadares, do 2º Ano B.

Quem, quando criança, não experimentou registrar suas peripécias e segredos num caderno velho, no fundo da gaveta? No estande “Diários de Processo”, atividade do 6º Ano EF baseada no livro “Diário de Pilar na Grécia”, o visitante pôde fazer uma fascinante viagem ao seu tempo de criança. O aluno Lucas Sadala relatou que a parte do trabalho de que mais gostou foi de coletar os dados com familiares e amigos para fazer o registro do que viveu durante o feriado prolongado do mês de outubro.

Mais adiante, os alunos Bernardo e Rafael, da 1ª Série EM, explicitavam o funcionamento da 3ª Lei de Newton. Usando dois skates, eles mostravam como um corpo exerce a mesma força sobre outro, embora em sentidos contrários.

No estande Arte e Ciência no Egito, os estudantes Leo Martins, Felipe Malta e Bruno Menezes simularam, com um peixe, o processo de mumificação usado por aquela grande civilização da antiguidade.

Os experimentos não pararam por aí. No estande “Natureza Elétrica da Matéria” pai e filho ficaram atentos à explicação de Gustavo Macedo, do 9º Ano, sobre a eletrização por atrito. É que Ener Diniz Gomes auxiliava o pequeno Caio Diniz, 1º Ano EF, no relatório sobre a Feira do Conhecimento. Ele se admirou com a preparação e a segurança dos expositores para responder às dúvidas dos visitantes.

Posts relacionados