Logo Loyola
Sem categoria 03/02/2012
Inaugurada a Creche Caiçaras-Colégio Loyola

Inaugurada a Creche Caiçaras-Colégio Loyola

Expressando concretamente a dimensão comunitária e fraterna de sua missão e também sua responsabilidade social, o Colégio Loyola, por meio da Associação Jesuíta de Educação e Assistência Social (AJEAS), inaugurou, na última segunda-feira, mais uma obra apostólica da Companhia de Jesus, a Creche Caiçaras-Colégio Loyola, no bairro Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte.

Na abertura da solenidade, crianças, famílias, educadores e colaboradores das duas escolas celebraram uma Missa em Ação de Graças, que contou também com a participação dos fundadores da Creche Caiçaras e de representantes das obras jesuítas presentes na capital mineira.

A partir da leitura do evangelho “Jesus e as crianças” (Mt 18, 1-4), padre Germano Cord Neto SJ, reitor do Colégio Loyola, rememorou a história da fundação desta obra que nasceu, há quase 30 anos, da verdade do amor presente no coração de um grupo de pessoas para acolher e apoiar meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a parceria com o Colégio Loyola, o reitor afirmou que a proposta é “também entrar nesta história com amor, para ajudar as famílias a educar essas crianças e a construir algo novo, uma comunidade de pessoas que interagem e que olham para o futuro, para um mundo mais solidário”.

Padre Germano encerrou a celebração com palavras de estímulo: “que o amor a Deus e ao próximo seja a inspiração de todos nós, na Creche Caiçaras e no Colégio Loyola”. Em seguida,  convidou os presentes para a apresentação do arte-educador Sassá e músicos formados no Projeto Tambolelê.

Rodeado pelas crianças da Creche Caiçaras, Sassá interpretou trechos do espetáculo infantil “Sinfonia para um homem só”, com lançamento previsto para o fim de 2012. No repertório, que envolveu também os adultos, sons e ritmos do patrimônio musical da cultura brasileira, executados em instrumentos originários de vários países do mundo e agregados, de forma leve e sutil, à cultura regional.

Para encerrar, houve um momento para o lanche e um bate-papo bem descontraído. Em uma das mesas espalhadas pelo salão, Glaucia Capolari, a fundadora da Creche Caiçaras, em 1980, contou que o objetivo da instituição e a preocupação em ajudar pais e crianças foram mantidos.

“Nós tínhamos o objetivo de criar um local para as crianças enquanto os pais estivessem trabalhando. Havia muitas pessoas necessitadas e mães que precisavam de ajuda. Então, nasceu a ideia de criar a creche”, relembrou Glaucia.

“Hoje, vejo que valeu a pena e acredito que o Colégio fará um trabalho ainda melhor”, afirmou. Ela também gostou da reforma. “Cada detalhe foi bem pensado, até mesmo as cores. Elas estimulam o espírito alegre e estão muito associadas às crianças”, elogiou. “Acredito em uma integração sólida com os membros da comunidade e que esta relação ainda continue por muitos anos. Desejo um futuro ainda melhor para todos, integrando não só crianças, mas também contando com a participação de jovens e adultos”, defendeu.

Posts relacionados