Logo Loyola
Sem categoria 07/02/2013
Pronunciamento de Padre Germano na Solenidade de Abertura do Ano Letivo

Pronunciamento de Padre Germano na Solenidade de Abertura do Ano Letivo

Por ocasião da abertura do ano escolar de 2013 e da abertura das comemorações dos 70 anos do Colégio Loyola

 

Pe. Germano Cord Neto, 6/2/2013

Prezados colaboradores do Loyola, nossos professores e colaboradores não-docentes; prezados coordenadores e coordenadoras, diretores; senhores pais e mães, queridos alunos e antigos alunos.

Prezados senhores, meus companheiros, os padres Gopegui, D’elboux, Fuentes, Adroaldo, Nelson e Monnerat; prezada professora Sônia.

Nomeando todos vocês aqui presentes – todos e cada um –, quero evocar a força da comunidade escolar do Loyola hoje e através dos tempos.

Prezados antigos reitores e diretores, muito obrigado pela sua presença! A honra que nos dão hoje é a honra que recebem desta comunidade que em 2013 celebra os 70 anos do Colégio Loyola. Ao convidá-los, queremos honrar as comunidades que se desenvolveram e que vocês presidiram, no devido tempo, dentro destes 70 anos. Homenageando-os, queremos honrar aqueles e aquelas que, no seu tempo, viveram e trabalharam para construir a grandeza e a excelência desta escola, das quais hoje somos os herdeiros.

Eu sei, prezados antigos reitores e diretores gerais, que, com suas comunidades educativas à época, vocês lutaram contra a repressão política, contra a inflação galopante, contra a falta de recursos; resistiram aos ataques contra a educação comunitária e católica, atuaram contra um mercado de empresas educacionais interesseiras; adaptaram-se aos movimentos culturais na sociedade e na educação; e trabalharam muito para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos e para dotar de sentido apostólico, jesuítico e inaciano as ações pedagógicas da escola.
Tenho plena consciência de que, ao presidir estas comemorações, é a comunidade do Loyola em festa que presido na alegria por participar de um projeto tão grandioso.

Os jesuítas, desde os tempos de Santo Inácio de Loyola, sempre criaram e mantiveram escolas. No início da história do Brasil, nossas escolas foram as primeiras e as únicas da colônia. Reconhecem os historiadores o efeito cultural, social e histórico das escolas da Companhia de Jesus no Brasil e na história da educação aqui e em vários lugares do mundo.

E nesta linha da história, eis que, em 1943, “vagarosamente, trabalhosamente, modestamente” surgia o Loyola em Belo Horizonte, como escrevia um jesuíta da época.

Hoje, em 2013, “trabalhosamente” nos empenhamos para honrar, manter e fazer brilhar a missão educativa da Companhia. “Vagarosamente”, gostaria que assim fosse de novo, pois sabemos o turbilhão que é esta escola. Mas talvez vagarosamente, por nossas limitações, temos muito ainda a avançar para que nossos alunos saiam daqui cada vez mais “competentes, conscientes, compassivos e comprometidos” com um mundo melhor, como de nós requerem os valores cristãos. A modéstia, dizem os sábios, tem tudo a ver com a generosidade de quem é grande e, quiçá, nisso vivemos modestamente, porque somos, sim, generosos.

Prezada comunidade, ao abrirmos as comemorações dos 70 anos, quero chamar a atenção para o trabalho paulatino, modesto e generoso em prol de uma formação integradora, humanista e cristã. Esse é o foco da nossa missão educativa! Aqui, o ensino vai além do conhecimento e da valoriz

Posts relacionados