Logo Loyola
Sem categoria 28/06/2012
Começa o curso de Pedagogia Inaciana

Começa o curso de Pedagogia Inaciana

Começou, na última quarta-feira, 27 de junho, o curso de Pedagogia Inaciana previsto no Plano de Ação Pedagógica 2012 da Diretoria Acadêmica do Colégio Loyola. A atividade, voltada para o corpo docente, tem por objetivo proporcionar aos educadores o desenvolvimento de práticas pedagógicas de acordo com o modo de proceder inaciano, balizadas pelas teorias pedagógicas contemporâneas.

De acordo com a Diretoria Acadêmica, no Colégio Loyola, a formação continuada dos professores visa garantir um trabalho de qualidade coerente com a proposta institucional, a saber, a tradição educacional por meio da excelência acadêmica e da formação integral dos jovens. Por isso, intensificar o estudo e a compreensão da identidade e da missão para o grupo de educadores é condição fundamental para o desenvolvimento do processo educativo.

Ao fazer a abertura do curso, o padre Germano Cord SJ, reitor e diretor geral, explicou que esse processo de aproximação e atualização da Pedagogia Inaciana é institucional e necessário. “Ele vai nos ajudar no caminho de potencializar as inúmeras atividades e projetos desenvolvidos hoje na escola, e que já fazemos muito bem, para a formação que queremos oferecer para os nossos alunos”, afirmou.

De acordo com o padre Germano, a pedagogia inaciana tem raízes inacianas. “São dos Exercícios Espirituais, são da experiência dos jesuítas com a educação nos colégios. Mas ela precisa ser atualizada para nós, para que, estando nesse colégio e nos comprometendo com o modo de esse colégio educar, nós nos expressemos através disso”, argumentou.

Para ele, trata-se de uma revisão em vista de algo maior e melhor. “Esse é o objetivo desses vários encontros presenciais que estão sendo inaugurados hoje para chegar, em última instância, na reconfiguração dos Projetos de Série."

Padre Germano aproveitou a ocasião para apresentar ao corpo docente os vídeos da Campanha Institucional 2012. “Como isso está aliado à questão da identidade e da educação jesuíta, gostaria de trazer, em primeira mão, para vocês, a campanha institucional deste ano”, anunciou. Após uma breve retrospectiva das temáticas dos anos anteriores, ele esclareceu que a proposta atual contempla as contribuições dos jesuítas no plano científico, apesar das limitadas possibilidades da ordem religiosa em seus primórdios. “A campanha tem por objetivo dar visibilidade à identidade institucional e é mais voltada para nós mesmos, as famílias, os alunos, a comunidade escolar, do que para fora, para angariar público”, ressaltou.

Na sequência, o professor Ederson Locatelli, da Unisinos, apresentou a dinâmica do curso, na modalidade presencial, baseado nos Paradigmas da Pedagogia Inaciana e na análise dos documentos que norteiam a educação jesuíta. Houve, ainda, um momento de reflexão sobre o contexto, a partir do conhecimento do aluno, e uma dinâmica em grupo sobre os desafios apresentados pelos discentes hoje.

O curso Pedagogia Inaciana continua em agosto e acontece nas mesmas datas e horários marcados para a Reflexão Pedagógica.

 

Posts relacionados