Logo Loyola
Sem categoria 16/07/2012
Aprovados no vestibular destacam a boa experiência nas provas do meio do ano

Aprovados no vestibular destacam a boa experiência nas provas do meio do ano

O ano letivo ainda não acabou, mas eles já sentiram na pele como é participar dos exames do Vestibular 2012. Apesar de ainda estarem no Ensino Médio, alunos da 3ª Série do Colégio Loyola somaram-se aos outros diversos estudantes em busca de uma vaga nos processos seletivos da primeira metade do ano.

Mais que a concorrência por um lugar na universidade, eles buscam agregar experiências para o final do ano, quando, de fato, disputarão uma vaga real para se graduar. É o caso de Paula Brasil, da 3ª Série B (aprovada em Engenharia Química na PUC Minas e Engenharia de Produção no IBMEC). “Fiz (o vestibular) para testar meus conhecimentos e deu certo. Acho importante para aprender como se faz uma prova, a questão do horário, como marcar a folha de resposta. Isso tudo é muito válido para, no final do ano, sair tudo certinho.”

Outro aprovado em engenharia, desta vez, a Civil, na PUC Minas, Gustavo Rodrigues comentou como foi a experiência no ambiente das provas. “É importante saber que você está bem, mas principalmente ver que muitos que concorreram na PUC também estarão concorrendo na Federal. Tentei para ver se eu estou preparado. É uma forma de me avaliar. Acho que preciso ir muito bem no ENEM, que é uma prova diferente e, por isso, exige uma outra preparação”.

Se no “ensaio” já foi bem-sucedido, não há motivos para deixar a preparação de lado e interromper a rotina de estudos. O foco dos alunos ainda gira em torno das instituições federais, de Minas e/ou de outros estados, como afirma Tales Fontes (Economia no vestibular do IBMEC): “Fiz o vestibular como teste, mas ainda vou tentar as Federais no fim do ano. É preciso estudar muito, frequentar e prestar atenção às aulas. O Loyola já oferece uma ótima base.” Aprovada em Direito (Milton Campos e PUC Minas), Beatriz Campos completou. “Nunca tinha feito o vestibular antes. Para o final do ano, também vou tentar a USP e já estou me preparando.”

Apesar de todo o cuidado anterior ao evento, ainda é importante levar a sério os velhos, mas básicos, conselhos para evitar o nervosismo e o desagradável “branco” na hora de abrir a prova, como conclui Ana Carolina Veloso (Direito na PUC Minas e Milton Campos), da 3ª Série D. “Eu acho que é importante ter consciência da concorrência, que tem muita gente boa por aí e que você tem que ter um diferencial. Acho que o psicológico e a calma, principalmente, são importantes nessas horas para ter um bom preparo, devido à maratona cansativa de provas. Se fizermos o que o Loyola pede, se conseguirmos ir bem no Loyola, conseguimos ir bem em qualquer outro vestibular.”

Confira a lista de alunos aprovados nos vestibulares de inverno.

Posts relacionados