Logo Loyola
Sem categoria 07/08/2012
Semana Inaciana 2012: Colóquio atualiza inspirações para a vida em nosso tempo

Semana Inaciana 2012: Colóquio atualiza inspirações para a vida em nosso tempo

“Falo de alguém que tem me ajudado a ser mais humano e cristão nos dias de hoje”. Com essas palavras, o padre Ulpiano Vázquez Moro SJ abriu o Colóquio “Atualização das inspirações inacianas para a vida em nosso tempo”, evento que aconteceu no Colégio Loyola, dentro da programação da Semana Inaciana 2012.

Nesse momento de reflexão da comunidade escolar, padre Ulpiano quis destacar Inácio de Loyola como “um mestre do afeto”. De acordo com o jesuíta, Inácio nos ensina, por meio de sua experiência pessoal de vida, a compreender “como nossos sentimentos funcionam e como podemos potencializá-los a nosso favor”.

“Como uma criança é alfabetizada, Inácio aprendeu a ler Deus em seu coração; nos diferentes afetos que o tocam, as marcas deixadas por Ele”, explica padre Ulpiano. Para o jesuíta, a vivência de Inácio, discernimento do que o humaniza e do que o desumaniza, coincide com a história da humanidade. “Ainda hoje, Jesus continua agindo na história, como aquele que nos faz propostas de humanização”, disse. E completou: “Ele nos convida a ser protagonistas do bem, a manter nossa liberdade diante daquilo que muda nosso caminho, nosso modo de viver, nossos valores. Inácio conseguiu enxergar isso”.

Concluindo a fala, padre Ulpiano desejou que o Colégio Loyola seja uma escola na qual as pessoas conheçam a liberdade e aprendam a descobrir o valor de si mesmas. “Se vocês ajudarem os alunos, para não dizer a vocês mesmos, a descobrir a própria interioridade, a se descobrir, a descobrir sua humanidade, os ajudarão a descobrir Deus”, finalizou.

Abertura

Um show à parte foi oferecido aos alunos, pais e colaboradores pela banda de funcionários do Colégio, composta na ocasião pelos professores Sassá, Zara, Zé Maria, Dimas, Gielton, Léo e Flor. Eles nos ajudaram a preparar a terra de nossos corações para introdução ao tema do colóquio com uma belíssima apresentação de canções da Música Popular Brasileira.

Posts relacionados