Logo Loyola
Sem categoria 12/11/2012
Feira do Conhecimento movimenta o fim de semana no Colégio Loyola

Feira do Conhecimento movimenta o fim de semana no Colégio Loyola

Construir o próprio quarto usando software em 3D, tendo como inspiração o quarto de Van Gogh. Compreender a biodiversidade do planeta e elaborar um registro investigativo sobre as consequências das intervenções humanas no meio ambiente. Encontrar uma explicação sociológica sobre por que o trânsito enlouquece no Brasil a partir de um estudo de situações reais na MG-030.


Essas e outras intrigantes questões deram o tom aos trabalhos apresentados pelos alunos e professores do 5º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série Ensino Médio do Colégio Loyola, na manhã deste sábado, durante a Feira do Conhecimento 2012. A chuvinha fina que caiu sobre a cidade e a temperatura amena tornaram ainda mais agradável a presença e a participação das famílias nesta atividade realizada anualmente pela escola.


Participando com os pais da oficina “intervenção artística sobre foto com materiais recicláveis”, trabalho do 5º Ano do Ensino Fundamental inspirado em Vik Muniz, a aluna Beatriz Moreira, do 2º Ano, disse que veio ao colégio apenas para prestigiar o experimentos dos colegas das outras séries. “Eu gostei mais dos diários, porque eu consigo saber o que aconteceu na viagem que eles fizeram”, comentou, referindo-se a um dos estandes mais movimentados da mostra, o “Diários de Processo”.


Outro estande muito procurado foi o “Interactive Physics”, da 1ª Série do Ensino Médio. Os alunos criaram jogos interativos, através de programas de simulação que utilizam cenas do cotidiano, nas quais os visitantes podiam participar, em tempo real, de competições de Pinball e Acerto o Alvo.


Não faltou criatividade para explicar, a partir de modelos simples, construídos pelos próprios alunos, “O brilho da lâmpada” e “A vida em gota d’água”. Neste último, o visitante teve também a oportunidade de empreender observações de organismos vivos através dos aparelhos microscópios.


Ler, apreciar, experimentar. Não faltou criatividade. Para a mãe Eva Barbosa, é muito importante estar na escola para ver o que os filhos produziram durante o ano. “Gosto muito e participo em toda oportunidade”, afirmou enquanto aguardava a apresentação dos filhos, do 4º Ano EF, no Teatro Padre Francisco Rigolin. Eles e os alunos do 3º Ano EF fecharam, com chave de ouro, os projetos de série, contando, cantando e dançando as histórias e belezas de Belo Horizonte e Minas Gerais.


Na avaliação do professor Francisco Pazzini, organizador do projeto, que “não via a hora de ver os alunos apresentarem seus trabalhos”, o evento foi um sucesso e atingiu seus objetivos.


Veja as fotos abaixo e confira, em breve, a cobertura da TV Loyola na escola ou pelo youtube.com/tvloyola.

Posts relacionados