Logo Loyola
Sem categoria 18/02/2013
A história do Loyola contada por… Dimas

A história do Loyola contada por… Dimas

Com 51 anos de vida e 32 de Loyola, José Dimas da Silva é o terceiro funcionário com mais tempo de trabalho no Colégio. Ele entrou e continua até hoje como auxiliar do laboratório de Biologia. Para os alunos, ele é “o cara” do laboratório. Para os funcionários, ele é o cruzeirense, inventor que adora contar “histórias de pescador”.

•    O que significa para você fazer parte dos 70 anos do Colégio Loyola e que importância o Loyola tem na sua história pessoal e profissional?
Eu cheguei aqui no Colégio Loyola ainda adolescente. Quando eu entrei aqui, eu era garçom, não sabia nada sobre a Biologia. Com o passar dos anos, eu fui aprimorando e conhecendo mais sobre o que depois virou a minha profissão.
•    Você sente falta de alguma coisa?
Se você perguntar para qualquer funcionário e aluno antigo, todos irão dizer que sentem falta do “campão”. A tradição do Colégio nos esportes evoluiu. Hoje, ela é forte no futebol society, mas sempre vai existir a saudade do “campão”.
•    Do que você mais gosta no Loyola?
Eu fui um dos primeiros integrantes do projeto de biologia marinha. E sou a pessoa que mais participou desse evento, fui a todas as edições, com exceção das três primeiras. Já até mergulhei com os alunos.
•    O que te faz sentir que tanto tempo de dedicação valeu a pena?
Eu eduquei os meus três filhos aqui. Só isso já teria valido a pena. Além disso, eu também me eduquei. Eles me ensinaram um ofício, uma profissão.
•    Conte um momento marcante que você viveu no Loyola e do qual você nunca vai esquecer.
Uma coisa que aconteceu, e é até ruim lembrar, foi o dia do ataque terrorista de 11 de setembro. Nesse dia eu passei nas salas avisando os professores o que havia acontecido. Isso é algo que eu não consigo esquecer.
•    Como você vê o Loyola do futuro?
Pela longa história do Loyola, eu acredito que o futuro seja muito promissor. Os 70 anos estão aí para provar isso.
•    Fale algo importante que você aprendeu no e com o Loyola ao longo de sua caminhada.
Aqui dentro eu aprendi a ser feliz e lutar pela minha vida. Aqui eu também aprendi a minha profissão. Na realidade, eu aprendi quase tudo da minha vida dentro do Colégio.
•    Por que todos que passam por aqui levam essa marca para a vida e dificilmente conseguem se desligar da escola?
A dedicação dos padres da Companhia de Jesus com a educação sempre renderam bons frutos. Para mim, todo mundo que é bem educado um dia se torna uma pessoa bem sucedida.
•    De onde nasce essa ligação tão afetiva que faz permanecer gerações aqui dentro?
Eu não sei de onde nasce essa ligação, eu só sei que ela é muito forte. Os alunos até me chamavam de “pai”. Depois desses anos todos trabalhando aqui, eu conheço a família de vários alunos. Alguns me conhecem, pois também estudaram aqui, então é realmente uma família.
•    Descreva o Colégio Loyola em uma palavra.
Para mim, o Colégio Loyola é Vida!
•    Quando se fala em Loyola, que sentimento lhe vem ao coração

Posts relacionados