Logo Loyola
Sem categoria 01/03/2013
Adaptação das crianças do 1º Ano EF

Adaptação das crianças do 1º Ano EF

O 1º Ano do Ensino Fundamental é, para a maioria dos alunos, um período de mudança muito grande. Eles estudaram, até então, em uma escola menor, na qual eles conheciam quase todos os alunos, e tudo parecia pequeno e aconchegante.

Eles estão "inseguros e indefesos" quando chegam ao Colégio Loyola. São novos professores, novos colegas, novos ambientes: tudo novo. Por isso, é preciso fazer um trabalho de adaptação que envolva professores, alunos e pais.

Segundo a professora Paula Motta, várias atividades são realizadas para que os alunos se sintam o mais à vontade possível. “Tentamos fazer vários exercícios lúdicos para ajudar na integração e na adaptação.”

Para Eduarda Quaresma, Coordenadora do 1º Ano, a ansiedade é uma das maiores dificuldades. “Desde o primeiro dia de aula, nós tentamos fazer com que eles se sintam bem acolhidos, se sintam pertencentes à esse novo ambiente”.

O aluno Miguel Cunha ainda está em fase de adaptação. “Ele não quer que eu vá embora, mas, depois que eu vou e ele vai brincar com os amigos, fica tudo bem. Ele faz a maior farra.”, explica a mãe Simone Cunha. Miguel, um pouco tímido, disse que espera se adaptar bem. “Eu ainda vou gostar muito do Loyola”.

Posts relacionados