Logo Loyola
Sem categoria 08/03/2013
História do Brasão

História do Brasão

Um brasão é uma marca! E usar um símbolo para identificar um indivíduo e uma família é algo mais comum do que se imagina. A origem desse costume, comum em todo o mundo, não é nada de novo. Começou com os guerreiros da antiguidade que, pensando em distinguir seus serviços, pintavam brasões em seus escudos.
A prática foi se aperfeiçoando e, na Idade Média, a Heráldica – campo de estudos dos brasões – já era um sistema com regras bem precisas e aplicações generalizadas.

Com o passar dos anos, eles se tornaram símbolo de poder e passaram a ser usados para distinguir status sociais de famílias nobres. A partir do século XIX, com o fim da aristocracia, os brasões perderam um pouco de sua importância, mas eles ainda são usados para representar nações e organizações importantes.
No Colégio Loyola não é diferente. O brasão está presente desde o início de sua fundação, na década de 40. O escudo foi se modificando ao longo do tempo, mas conserva, até hoje, elementos que sintetizam os objetivos da escola.

O primeiro brasão do Colégio representa os propósitos do Loyola à época. De acordo com registros do livro “Solene distribuição de prêmios”, publicado em 1943, “Educar em Belo Horizonte, para o Brasil, uma mocidade forte e sadia, vivificada pelos sentimentos mais nobres e mais elevados da religião e da pátria, sob a inspiração e a escola de Santo Inácio de Loyola, o homem e o santo que tinha um coração maior do que o mundo”. A montanha posicionada na parte inferior do brasão remete ao Pico do Curral Del Rei, símbolo de Belo Horizonte. O emblema IHS, presente em todas as versões adotadas até hoje, representa a Companhia de Jesus, ordem religiosa que congrega os jesuítas. No canto esquerdo superior, há o Cruzeiro do Sul, símbolo do Brasil e também dos cinco principais estados brasileiros na época da adoção da Bandeira do Brasil em 1889, entre ele, Minas Gerais. No canto direito superior, o símbolo da família Loyola, dois lobos apoiados numa caldeira (Loy-lobos; ola-caldeira).

O primeiro brasão do Colégio durou apenas um ano. Em 1944 já haviam feito mudanças no original. A intenção continuava igual: retratar o objetivo do Colégio Loyola. Os elementos ainda eram os mesmos, mas foram desenhados de forma diferente. Esse brasão durou mais de 60 anos.

Apenas em 2007 o brasão do Colégio se modificou novamente. Desta vez, não havia mais a simbologia da cidade de Belo Horizonte e o desenho ganhou um visual mais moderno. A parte superior continuou com as mesmas representações, mas na parte inferior, os lobos da família Loyola tiveram um destaque maior.

No novo brasão, o formato do escudo utilizado é característico da Espanha, país de origem da família Loyola. As estrelas utilizadas nesse brasão se assemelham a uma cruz, remetendo a idéia do nascimento de Jesus. Uma delas é amarela, enquanto as demais são brancas. O amarelo representa o estado de Minas Gerais.
As cores do brasão também têm significados segundo a heráldica. O vinho simboliza força, vitória, determinação, ousadia.  O azul simboliza justiça, verdade, lealdade, zelo, caridade e beleza. O amarelo simboliza sabedoria, luz e empenho.

     Para Sônia Magalhães, diretora geral entre 20

Posts relacionados