Logo Loyola
Sem categoria 13/03/2014
Mudas de árvores no Projeto Grumixama

Mudas de árvores no Projeto Grumixama

O Projeto Grumixama é um momento para contemplar e refletir sobre as artes, bem como sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Pensando nisso, na abertura e no encerramento do evento, pais, alunos e colaboradores poderão se unir em um movimento de ajuda ao meio ambiente e plantar mudas de árvores.

Já existe, há algum tempo, a preocupação com o reflorestamento das áreas do Colégio Loyola, tanto da própria escola quanto do Sítio de Vila Fátima e do Rancho em Itabirito. O plantio de árvores no Rancho já está sendo feito, mas ainda há um longo caminho pela frente, já que o objetivo é fazer o replantio de cinco mil árvores. Em Vila Fátima, a intenção é plantar cerca de 300 mudas de plantas nativas e frutíferas, e o Projeto Grumixama será o abertura desse importante movimento de consciência ambiental.

Para Marnen Carvalho, responsável pelo plantio, o objetivo é despertar uma consciência ecológica e sustentável. “Queremos aproveitar o Projeto Grumixama para relacionar essa ação com a arte e a construção de conhecimento, além de despertar nas pessoas a importância na participação ativa no reflorestamento”, explica Marnen. As pessoas que tiverem alguma muda em casa também poderão doá-las para que sejam plantadas no Rancho em Itabirito.

Metade das mudas que serão plantadas são nativas ou frutíferas. O objetivo disso é ajudar na recuperação do ecossistema local, proporcionando um ambiente mais adequado para os animais da região. As plantas nativas foram sugeridas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pelo Padre Germano, que tem doutorado em agronomia.

Outra atividade de consciência sobre o meio ambiente está sendo realizada com os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental. Durante o ano, todas as turmas terão que cuidar de uma pequena muda da árvore Grumixama.

Posts relacionados