Logo Loyola
Sem categoria 22/03/2013
Padre Adroaldo- Reitor entre 1996 e 1999

Padre Adroaldo- Reitor entre 1996 e 1999

HISTÓRIA
Eu sou natural do Espírito Santo mais precisamente da cidade de Anchieta. Esse foi o local onde morreu e foi sepultado o Padre Anchieta. Portanto, eu já tenho no sangue o “ser jesuíta”. Lá eu também estudei em uma escola da Companhia. Posteriormente, eu me mudei de cidade e continuei em uma escola Jesuíta.  Desde essa época, eu já participava de movimento da juventude inaciana, então, esse contato com muitos jesuítas foi despertando em mim o desejo de ingressar na Instituição.

MAGISTÉRIO NO LOYOLA
Em 1972, eu confirmei a minha decisão de me tornar um padre jesuíta. A partir disso, eu comecei todo o processo de formação da Companhia. Depois de estudar Filosofia e Teologia, eu vim para Belo Horizonte fazer o Magistério, que é um momento para se conhecer as obras da Companhia. Fiquei um ano como padre operário em Contagem. Nessa época, eu trabalhava em uma metalúrgica e os funcionários não sabiam que eu era Jesuíta, pois havia muita repressão. No ano seguinte, em 1973, eu vim aqui para o Loyola. Fiz um ano de Magistério aqui. Eu cheguei a dar aula de ensino religioso na parte da manhã, à tarde à noite. Uma situação engraçada foi que, nessa época, eu fui professor do filho do dono da metalúrgica em que eu trabalhei em Contagem.

TRABALHO COM A PASTORAL NO LOYOLA
Após eu terminar a minha formação, eu fui morar fora do Brasil por algum tempo. Nesse período, aconteceu uma tragédia aqui no Loyola. O Padre Francisco Rigolin faleceu em um acidente. Sendo assim, o Provincial me chamou para vir ocupar o lugar dele por um tempo até tudo se acertar. Quando isso aconteceu, eu ainda não tinha experiência nenhuma em Colégios. Durante dois anos, eu estive mais ligado à Pastoral do Loyola, acompanhando os Dias De Formação, Encontros, Retiros etc.

ASSUME COMO REITOR DO LOYOLA

Enquanto isso, o Reitor do Colégio era o Padre Gui, mas ele estava ocupando duas funções: Reitor aqui e Reitor também no Colégio Jesuíta em Juiz de Fora. Desse modo, eu fui convidado a assumir o Loyola. Até então eu não havia tido nenhuma experiência em Direção. Foi um verdadeiro desafio, pois eu não tinha nenhuma formação nem na área pedagógica nem na área administrativa. Eu aprendi muito nesse tempo. O fato de eu já ter trabalhado na pastoral do Loyola facilitou um pouco, pois eu já conhecia a comunidade escolar. Pelo fato de não ter tanto conhecimento na área administrativa, eu deixei essa função para dois diretores organizarem a área e eu continuei dando prioridade ao que eu já havia me dedicado, ou seja, continuei indo aos encontros com os alunos, aos retiros com professores etc. Durante a minha gestão, nós começamos a incluir os pais nos encontros do Colégio. Foi aí que nasceu a “acolhida”, que hoje é chamada de “Jornada de Pais”. Interessante que, a partir disso, os pais começaram a participar mais, ou seja, a mesma formação que era dada aos filhos era dada também aos pais. Isso criava uma parceria maior com as famílias. Durante a minha gestão nós tentamos dar uma feição mais Inaciana ao Colégio, e eu considero que foi bastante positivo.

INTRODUÇÃO DOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS PARA A COMUNIDADE
Quando eu

Posts relacionados