Logo Loyola
Sem categoria 01/04/2013
Observação do Céu no Projeto Grumixama

Observação do Céu no Projeto Grumixama

O Projeto Grumixama será um local de encontro entre arte e natureza, e isso irá muito além da contemplação de telas em um ambiente aberto. No sábado, dia 20, uma das atrações será o “”Lual”-observação do Telescópio”, momento para admirar o Espaço com a orientação do Professor de Física Leonardo Soares.

Em um primeiro momento, os visitantes terão oportunidade de olhar o céu através de um telescópio. No dia, será possível observar os Anéis de Saturno, a Lua, diversas constelações e estrelas.

No segundo momento, os visitantes poderão participar do “Espaço de contemplação”, momento para apreciar o céu a olho nu, de uma maneira completamente nova. A proposta é perceber o espaço através dos olhos de outras culturas. Os interessados irão aprender sobre as diversas percepções de tribos indígenas brasileiras sobre o espaço. “Vamos olhar para o cosmos abordando referências de outros povos. Será um exercício de se colocar no lugar do outro”, explica Leonardo.

Em um local que propõe integrar arte e natureza, uma proposta como essa tem o objetivo de educar o olhar: aprender a realmente perceber o que se vê. Além de quebrar paradigmas sobre a “ciência dura”. “É preciso perceber que se trata de um estudo feito por seres humanos e que também sofre transformações ao longo dos anos” salienta Leonardo.

Posts relacionados