Logo Loyola
Sem categoria 13/05/2013
Cerâmica: uma técnica milenar

Cerâmica: uma técnica milenar

A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego "kéramos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas. Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos.

Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisaria de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação. Essas características foram encontradas na argila, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã.
A cerâmica é uma atividade de produção de artefato a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida à secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa e, em alguns casos, fixando os esmaltes na superfície.
Essas propriedades permitiram que a cerâmica fosse utilizada na construção de casas, vasilhames para uso doméstico e armazenamento de alimentos, vinhos, óleos, perfumes, na construção de urnas funerárias e até como superfície para escrita.
A cerâmica pode ser uma atividade artística (em que são produzidos artefatos com valor estético) ou uma atividade industrial (em que são produzidos artefatos para uso na construção civil e na engenharia). Hoje, além de sua utilização como matéria-prima constituinte de diversos instrumentos domésticos, da construção civil e como material plástico nas mãos dos artistas, a cerâmica é também utilizada na tecnologia de ponta, mais especificamente na fabricação de componentes de foguetes espaciais, devido à sua durabilidade.
A CERÂMICA HOJE
 Durante toda sua história, a cerâmica foi considerada como arte, até que, no século XIX, na Europa Ocidental, o trabalho do ceramista foi substituído pela produção industrial. A beleza do material não era tão apreciada. E a modernidade fez com que os objetos feitos um a um perdessem seu valor.
 
Apenas com a conscientização de valores e tradições regionais é que a cerâmica foi redescoberta e se apresenta nos dias de hoje, aliada a uma volta ao naturalismo. Material barato e abundante, o barro promove a reaproximação do homem com a natureza.
E nem por isso a cerâmica é apenas primitiva, algo do passado que é retomado. A pesquisa em cerâmica está ligada a tecnologias de ponta, como computadores e foguetes espaciais. Ela está sendo redescoberta como material do futuro.
 
Podemos afirmar, com segurança, que nossos usos e costumes estão se transformando, dando novamente espaço para a cerâmica no nosso cotidiano, tanto do ponto de vista utilitário como artístico.

Posts relacionados