Logo Loyola
Sem categoria 21/05/2013
Alunos do 1º Ano começam a escrever livros próprios

Alunos do 1º Ano começam a escrever livros próprios

Os alunos do Ensino Fundamental I estão contagiados por uma nova mania: todos estão escrevendo e ilustrando seus próprios livros! Neste ano a iniciativa surgiu com o aluno Matheus Santos do 1º Ano A.

Durante o momento e oficina livre, ele tomou a iniciativa de pedir à Professora Juliana Vidal para escrever um livro. Chamou dois amigos, Lucas Gontijo e João Marcelo dos Santos, e juntos começaram a escrever. Ao todo eles já fizeram três livros e estão produzindo o quarto.

No ano passado, essa moda também pegou. Amora, filha do Professor de Música Sassá, fez uma autobiografia motivada pelo Projeto Pequenos Leitores. Um comentário sobre o assunto se espalhou entre os alunos até que todos fizeram seus próprios livros. “É interessante que uma iniciativa pessoal surgiu de uma iniciativa coletiva”, explica a Coordenadora Eduarda Quaresma.

“Por enquanto estou deixando a criatividade rolar solta, mas depois vou determinar um momento em sala de aula para os alunos darem continuidade ao trabalho, com meu auxílio na ortografia”, explica Juliana Vidal sobre a dinâmica.  No caso da turma do Matheus, ele desenha, os outros dois colorem e todos escrevem o texto.

“Essa iniciativa mostra o quanto eles querem ser autores do próprio aprendizado”, conclui Eduarda. A Coordenadora, em parceria com as Professoras, pretendem transformar essa iniciativa dos alunos em parte do Projeto Pedagógico do 1º Ano EF.

Posts relacionados