Logo Loyola
Sem categoria 13/06/2013
7º Ano encontra com o autor Fábio Sombra

7º Ano encontra com o autor Fábio Sombra

Os alunos do 7º Ano do Colégio Loyola participarão de um encontro com o autor Fábio Sombra no dia 1º de julho, às 13h30min, na Biblioteca. Além de terem contato com o autor do livro que estão lendo, No reino do vai não vem – uma viagem ao mundo do cordel, os jovens terão vivência com esse estilo de literatura típica do nordeste brasileiro.

A literatura de cordel é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impressos em folhetos. Eles eram comuns no século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantêm-se como forma literária popular no Brasil.

Essa atividade faz parte do Projeto de Série do 7º Ano “Brasil que encanta”, que engloba todas as disciplinas com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre os quatro cantos do nosso país: saber mais sobre aspectos geográficos, culturais, históricos, artísticos, além da fauna e flora.

No encontro, o autor fará uma apresentação usando violão e terá uma conversa com os alunos sobre o livro e sobre literatura de cordel de maneira geral, tudo de forma divertida e interativa. 

Depois desse encontro, os alunos darão continuidade ao estudo de cordel. Para encerrar as atividades sobre esse estilo literário, eles farão uma disputa, chamada Peleja. Uma tradicional competição em que um deve ir completando o cordel do outro com uma nova estrofe. O que não tiver criatividade para continuar perde. Esse divertido jogo será realizado na última semana de aula do semestre, em julho.

Posts relacionados