Logo Loyola
Sem categoria 28/06/2013
Alunos do 7º Ano produzem dicionário dos anos 1980

Alunos do 7º Ano produzem dicionário dos anos 1980

Os alunos do 7º Ano do Colégio Loyola fizeram uma verdadeira viagem no tempo nas aulas de Português. Eles voltaram para os anos 1980 em relação a termos, expressões, músicas, filmes, seriados, vestuário, brinquedos, costumes e hobbies próprios daquela época. A viagem começou quando os jovens leram a obra "Ninguém me entende nessa casa!", do autor mineiro Leo Cunha, que narra casos dele, um adolescente dos anos 1980, em Belo Horizonte.

Ao analisarem a obra em sala de aula, foram discutidos aspectos próprios da vida dos adolescentes mineiros na década de 1980. Após essa discussão, as Professoras de Português Maria Letícia Neves e Priscila Dias pediram que os alunos comparassem costumes e vocabulário próprios dos adolescentes daquela época com os atuais.

Nesse momento, todos entraram na máquina do tempo por meio de pesquisa com pais, tios e amigos que viveram a adolescência naquela época e todos adoraram participar do trabalho. Segundo a Professora Maria Letícia, “foi difícil saber quem estava mais envolvido: os alunos ou os pais”, brinca. Vários jovens trouxeram objetos que os pais guardam daquela época: LPs, projetor de slides, máquinas de escrever, vitrolas etc.

Com todo esse material reunido, juntamente com o livro de Leo Cunha e o material pesquisado na internet, os alunos, em grupos, elaboraram um Dicionário de termos e costumes dos anos 80.

No dia 12 de julho, será realizada uma exposição com todos os trabalhos, além de ser um momento para os alunos trazerem objetos daquela época, ouvir músicas dos anos 80 e conversarem usando gírias que seus pais usavam quando tinham a idade deles.

Posts relacionados