Logo Loyola
Sem categoria 17/07/2013
Magis Brasil 2013: Peregrinos têm dia movimentado em BH e região metropolitana

Magis Brasil 2013: Peregrinos têm dia movimentado em BH e região metropolitana

Peregrinos que vivem a experiência “Arte, com Respeito”, em Belo Horizonte-MG, reuniram-se nesta quarta-feira, pela manhã, na Igreja Imaculada Conceição, no bairro Jardim Guanabara, para preparar a oficina de brincadeiras oferecida às crianças da 1ª fase da Catequese da Paróquia São Francisco Xavier. São 22 jovens, entre brasileiros da Amazônia, libaneses e norte-americanos, participantes do Magis Brasil 2013.

Acompanhados pela pedagoga Elaine de Souza, eles compartilharam brincadeiras típicas de seus países com o objetivo de trabalhar o tema “Respeito ao Próximo”. O principal desafio, explicou a voluntária, era selecionar jogos que, além de divertidos, “pudessem ajudar os catequisandos no conhecimento do próprio corpo, habilidades e dificuldades, e aquisição de valores que os levem a respeitar os limites dos outros”.

Desta mesma igreja também saíram em missão 19 peregrinos que fazem a experiência “Vivendo a melhor idade”. Brasileiros, maurícios e paraguaios, acompanhados por ministros da eucaristia, percorreram várias casas da comunidade ao encontro de idosos e em visita a pessoas enfermas.

Para William Céspedes, peregrino natural do Paraguai, o momento mais marcante até aqui foi a visita ao Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, que presta assistência material e amparo a crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Senti muito forte a presença de Deus, em seu abandono e em sua entrega para os demais”, relatou.

Santa Luzia

Um pouco mais distante de BH, no bairro Palmital, em Santa Luzia, outro grupo de peregrinos, com 25 jovens, se reuniu hoje na Igreja Nossa Senhora da Paz para o 2º dia da experiência “Dias Melhores”, vivência espiritual a partir da catequese narrativa, que tem por objetivo motivar os jovens no seguimento de Jesus.

“Assim como os primeiros cristãos, que transmitiam a boa nova oralmente, indianos, americanos, peruanos e brasileiros do nordeste foram convidados a transformar sua vivência de oração, reflexão e testemunho pessoal em anúncio do evangelho por meio da arte (música, teatro, dança e artes plásticas)”, explicou a coordenadora Luciene das Graças Bernardes Rocha, da Paróquia Santíssima Trindade. O resultado será apresentado na Associação de Apoio aos Condenados (APAC) antes da partida dos peregrinos para o Rio de Janeiro.

O Centro Infantil do Movimento Fé e Alegria também recebeu um grupo de peregrinos do Magis Brasil 2013 para a experiência “Círculo do Servir”. Sul-coreanos, brasileiros, mexicanos e libaneses tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do voluntariado da Companhia de Jesus, convivendo com educandos e educadores, afirmou o coordenador Wanderlay Balsamão. Durante toda a semana, o grupo de 27 jovens, que abraçou a causa da revitalização da creche, também irá se revezar na pintura das paredes, grades, solo e murais a partir da proposta da equipe da pedagoga Tatiana de Brito.

Dentro da experiência Círculo do Servir acontecem outras duas ações: a Gincana Pedagógica, com atividades lúdicas e recreativas no Centro Social, e o Giro Social, convivência na Cooperativa de Mulheres Criativas, almoço com as famílias da comunidade e apoio ao projeto Fica Vivo, desenvolvido em parceria com o poder público.

Posts relacionados