Logo Loyola
Sem categoria 08/08/2013
199 anos da Restauração da Companhia de Jesus

199 anos da Restauração da Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus, maior ordem católica do mundo, comemorou, ontem, 07 de agosto, 199 anos de sua Restauração. Isso significa que, ano que vem, será o bicentenário.

Reconhecida por seu trabalho missionário e educacional, a Companhia de Jesus está presente em 127 países. Embora a educação não estivesse no objetivo original da Companhia de Jesus, Inácio logo percebeu que esse poderia ser um ótimo meio para obter bons resultados no desenvolvimento humano e espiritual, construindo homens e mulheres capacitados para desenvolver uma história mais fraterna, mais humana.

Um dos traços mais marcantes e distintivos de sua ação apostólica sempre foi o ensinar a pensar, colaborando na análise crítica da realidade e da história.
Mesmo nos momentos obscuros da Companhia, essa vertente educacional se fez presente. Um dos principais motivos pelos quais essa ordem foi perseguida e suprimida está no engajamento dos jesuítas na questão educacional. O Marquês de Pombal, membro da Coroa Portuguesa no século XVIII, queimou a biblioteca dos jesuítas, um ato profundamente simbólico, uma vez que a grande capacidade da ordem consistia no conhecimento.

Apesar de a Companhia de Jesus ter sido levada à Supressão em 1773, sua posterior Restauração, em 1814, endossa o pensamento de que um mesmo Espírito vem conduzindo essa história e redimindo-a por inteiro. Nesse sentido, o início das comemorações do Bicentenário de Restauração da Companhia de Jesus vem para relembrar e agradecer o passado, projetando os passos rumo ao futuro, uma vez que, segundo um trecho de sua 35ª Congregação Geral, “À medida que o mundo se transforma, muda, também, o contexto de nossa missão”.

As comemorações para o bicentenário vão até o dia 8 de agosto de 2014, data da bula papal que restaurou a Companhia de Jesus. Entre no espírito das comemorações acessando o site oficial das Comemorações do Bicentenário.

Posts relacionados