Logo Loyola
Sem categoria 27/08/2013
Alunos realizam viagens com o Colégio

Alunos realizam viagens com o Colégio

No último mês, os alunos do Colégio Loyola tiveram a oportunidade de participar de experiências culturais e pedagógicas fora do Brasil. Os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental participaram, pela 4ª vez consecutiva, de uma viagem para a Espanha, enquanto alunos entre o 5º e 8º Anos do Ensino Fundamental se aventuraram pelos Estados Unidos.

As duas viagens têm características particulares. Para os EUA, os alunos tiveram um contato grande com importantes instituições de ensino americanas, como a Harvard University, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Boston College. Para a Coordenadora do 7º Ano, Cláudia Morávia, que acompanhou alunos na viagem, “o objetivo da experiência é a formação de liderança e o estudo de ciências. O diferencial é a participação de jovens mentores que estudam nas faculdades e trabalham nesta atividade. Eles se aproximam muito dos alunos e ajudam tanto no aprendizado de Inglês, através da conversação, e principalmente na socialização”, explica.

Já a experiência para a Espanha tem como proposta o contato com a língua e a cultura do país de maneira geral. Os alunos estudavam espanhol pela manhã e faziam atividades culturais nos demais horários. Eles visitaram museus de história e tecnologia, saíram pela cidade conversando com os moradores, conhecendo mercados locais e pontos turísticos. João Eustáquio Oliveira, Professor de Educação Física, acompanhou os alunos nessa experiência e adorou a viagem. “Os meninos voltaram diferentes, mais abertos às colocações e opiniões. Valeu muito a pena”, afirma.

Os alunos que participaram das duas viagens guardam cada experiência com um carinho especial. Helena Las Casas, 7º Ano turma D, foi para os Estados Unidos e recomenda. “Meu sonho sempre foi ir pra Harvard e viajar com as minhas amigas para o exterior. Quando eu fiquei sabendo da viagem, eu logo liguei para o meu pai para pedir. E foi muito melhor do que eu esperava”.

Pedro Moraes, 9º Ano turma C, foi para a Espanha e já está com saudade. “Foi a primeira vez que eu viajei para fora do Brasil sem meus pais. Eu viajei com apenas um amigo e voltei com muitos. O que eu mais gostei foi aprender o espanhol com quem mora no país. Outro aprendizado fundamental foi saber conviver com as pessoas, sem ter os pais para resolverem qualquer eventual problema”, explica.

 O Diretor da agência de viagens da escola de inglês Greenwich, André Vasconcelos, participou da viagem para a Espanha e achou muito importante as experiências vividas por lá.  “Utilizar o transporte público, comer novas comidas, conhecer pessoas de várias partes do mundo e aprender a respeitar diferenças, além de  terem adquirido mais responsabilidade com dinheiro e horários”, conta. Os Professores e Coordenadores que acompanharam os alunos nas duas viagens perceberam a evolução nos jovens, mostrando-se sempre autônomos e conscientes nas decisões.

Posts relacionados