Logo Loyola
Sem categoria 18/09/2013
Campanha Escola Limpa chega ao fim

Campanha Escola Limpa chega ao fim

Nos meses de agosto e setembro, o Colégio Loyola promoveu a campanha Escola Limpa, projeto que buscou a conscientização dos alunos sobre a redução de lixo, bem como o destino correto para esse resíduo. Dividida em cinco etapas, a campanha teve a intenção de colocar em discussão a importância da consciência sobre o lixo tanto no mundo, quanto nos ambientes comuns da escola.

Na quarta fase da Campanha, a coleta dos resíduos nos espaços comuns do Colégio foi interrompida. Apenas o lixo que se encontrava nas lixeiras era devidamente recolhido. Esse período durou três dias e foi suficiente para que os alunos se sentissem incomodados com a situação.

Vários grupos de jovens se reuniram para limpar diferentes ambientes do Colégio. Na 3ª Série EM, duas turmas se mobilizaram e começaram a limpar a própria sala. No 9º Ano EF, os alunos limparam as salas e o corredor para receber os alunos do 7º Ano, que utilizam o mesmo andar. A 1ª Série EM limpou toda a área da cantina. “Vimos a cantina do Colégio sem limpar e resolvemos tomar a iniciativa de não deixar o espaço desagradável, igual estava. O recado que essa ação passa é de que é preciso tomar consciência sobre o lixo e parar de sujar tanto a própria escola, que é onde vivemos a maior parte do dia. Eu aprendi a ter essa consciência como cidadã aqui dentro do Loyola, em um trabalho de formação humana que acontece desde pequena”, explica, Gabriela Picchioni, 1º Série F.

Já para a Chefe do Setor de Limpeza e Eventos, Renata Pessoa, essa campanha precisa continuar. “A proposta da Campanha é muito válida. Os alunos se sentiram incomodados com o estado que a escola ficou no período em que não houve limpeza, tanto que eles próprios tomaram a iniciativa de limpar os espaços que estavam utilizando. Precisamos pensar em medidas para que essa campanha se estenda, pois é uma questão de educação, e educação a gente faz todo dia”, finaliza.

A Campanha Escola Limpa despertou nos jovens o sentimento de responsabilidade com o espaço em que eles estão e essa é uma das funções do Colégio Loyola como instituição educadora.

Posts relacionados