Logo Loyola
Sem categoria 28/02/2014
Exercícios Espirituais: um caminho para orar e discernir

Exercícios Espirituais: um caminho para orar e discernir

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio são um caminho de oração e discernimento que possibilitam ao exercitante configurar sua vida a Jesus Cristo pela força da graça e iluminação da Palavra de Deus. O resultado é a liberdade para eleger o modo como poderá mais amar e servir concretamente na história. O Colégio Loyola oferece os Exercícios Espirituais na vida cotidiana e também em retiro de quatro etapas, em Vila Fátima.
 
Santo Inácio: o mentor dos EE
Santo Inácio de Loyola foi o mentor desses exercícios.  Há séculos, tudo começou no leito de convalescência do nobre Inácio, com a perna quebrada, na defesa da fortaleza de Pamplona, na Espanha.
Na leitura da vida de Jesus Cristo e dos Santos, Inácio se sentiu atraído e movido para uma vida diferente, com muita paz. Ele acreditou nessa experiência com Jesus. Nesse caminho encontrou muito mais sentido e alegria de viver. 
 
O que são os EE
Os Exercícios Espirituais proporcionam ao exercitante um modo de examinar a consciência, de meditar, de contemplar e de orar vocal e mentalmente. Assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais, chamam-se Exercícios Espirituais a maneira de a pessoa se preparar e dispor para tirar de si todas as afeições desordenadas.
Os exercícios se inspiram na busca e encontro da vontade divina na disposição de sua vida para sua salvação.

 
Como fazer os EE oferecidos pela comunidade jesuíta do Colégio Loyola

O Colégio Loyola, através da disponibilidade do Padre Paulo Pedreira SJ, oferece a quem se interessar, os EE na vida cotidiana. Eles consistem no exercício de uma atenção aos movimento dos Espíritos e num momento diário de oração.

Semanalmente há uma entrevista para partilhar o andamento e receber instruções. Não se trata de um programa pronto a ser assimilado, mas de um processo de abertura para Deus fonte da nossa própria identidade. Os interessados manifestem seu desejo através de um e-mail para paulo.pedreira@loyola.g12.br.

Outra possibilidade de fazer os Exercícios Espirituais é em quatro etapas, que serão conduzidos pelo Pe. Rogério SJ, em Vila Fátima. Serão quatro finais de semana durante o ano de 2014, podendo o participante dormir em casa ou em Vila Fátima, rezando e discernindo a vontade de Deus. Destinam-se a quem deseja se aprofundar e crescer na espiritualidade inaciana.

São retiros de silêncio e de oração pessoal. E não é necessário ter experiência nos Exercícios Espirituais e todos podem participar.

Confira as datas das 4 etapas:
Primeira etapa: 21 a 23 de março
Segunda etapa: 16 a 18 de maio
Terceira etapa: 22 a 24 de agosto
Quarta etapa: 21 a 23 de novembro
 
Investimento:
Pensão completa com roupa de cama e banho: R$100,00 a diária
Meia pensão (Café da manhã, almoço e café da tarde, sem pernoite): R$70,00
 
Inscrições até dia 18/03/2014, com Fabiana Fonseca, pelo e-mail: fabiana.fonseca@loyola.g12.br.

Posts relacionados