Logo Loyola
Sem categoria 15/04/2014
Estágio Social desperta nos jovens uma reflexão sobre a vida na sociedade

Estágio Social desperta nos jovens uma reflexão sobre a vida na sociedade

Os estágios sociais já começaram no Colégio Loyola. Alunos voluntários dessa ação de solidariedade, sensibilidade social e comprometimento já estão visitando as instituições parceiras do Colégio, que atuam com projetos de inclusão e garantias de direitos.

Mais do que uma doação, as experiências trazem aos estudantes uma troca, um aprendizado e um olhar diferente para a vida e chegar perto de realidades, muitas vezes tão distantes, é uma das propostas do estágio Ronda Noturna.

Alunos da 2ª e 3ª Séries EM, todas as quintas, à noite, acompanhados de educadores, levam a pessoas em situação de rua um lanche, chocolate quente e suco. Mas é a conversa, o olho no olho, a escuta e a atenção que são os principais motivos desta vivência.

"Sempre vi essas pessoas apenas de dentro do meu carro. Encontrar essa realidade tão de perto foi maravilhoso.", disse Paula Resende. "É comovente escutar as histórias da vida de gente que está nesta situação. Isso muda a minha maneira de pensar sobre isso. Foi gratificante.", afirmou Marcela Nogueira.

E envolvidos na ação, os alunos entregaram os lanches, sentaram no chão, deram as mãos, falaram e escutaram as histórias. "Há muita gente de outros lugares, que têm famílias e muita coisa pra acrescentar. Me sinto feliz de participar desta experiência.", diz Luiza Braiche.

Para Ronaldo César, que está nas ruas de Beagá, "é uma felicidade encontrar com esses meninos do Loyola. O alimento e Deus vêm através deles.", disse com emoção nos olhos.

"Essa experiência traz para esses jovens do Colégio a descoberta de realidades sociais diferentes das que eles vivem. E isso provoca neles uma reflexão sobre sua postura no mundo. É um exercício de sair de si mesmo e se colocar no lugar do outro.", afirma Fernando Araújo, Monitor da Formação Cristã.

Posts relacionados