Logo Loyola
Sem categoria 14/09/2012
ENAC traz experiências de cidadania aos jovens

ENAC traz experiências de cidadania aos jovens

Um despertar para a política. Engajamento social. Encontro de realidades e base para refletir sobre qual pode ser o papel do cidadão. O ENAC, encontro de alunos colaboradores, aconteceu em Juiz de Fora, no Seminário da Floresta, do dia 3 a 6 de setembro.

O encontro reuniu cerca de 100 jovens de 7 colégios jesuítas na área centro-sul, entre os quais o Colégio Loyola, e também do Colégio Diocesano São Francisco de Sales, de Teresina. Educadores de obras jesuítas também estiveram no ENAC com um olhar para o futuro.

Envolvidos no tema de direitos sociais e políticas públicas, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas e dinâmicas que abordaram assuntos sobre a saúde, pessoas em situação de rua, moradia, educação e também sobre os estrangeiros no nosso país.

“O ENAC me ajudou a perceber a importância e o papel de um líder, independente do meio que está inserido. O líder quando é humano tem como função organizar seu grupo, seus amigos e fazer com que mais pessoas conheçam e sigam Cristo.”, disse Bruno Landre, da 2ª Série EM.

Especialistas em ciências políticas fizeram junto aos alunos uma análise das políticas públicas. Dentro da programação os alunos colaboradores do ENAC vivenciaram atividades de campo e visitaram o Pronto-Socorro, Conselho Municipal de Saúde, Assentamento dos Sem Terra, Plenário e ainda fizeram uma pesquisa nas ruas da cidade sobre os estrangeiros.

Depois do embasamento teórico e das atividades, eles foram instigados a se posicionar. “Este encontro e este choque com a realidade vem como um despertar para o “ser cidadão” de cada um que estava ali. Eles serão multiplicadores do que viveram no ENAC”, afirmou Fabiano Carneiro, Coordenador de Formação Social do Colégio.

“O ENAC foi uma das experiências mais intensas que já vivi. Aprendi como um líder deve se portar em um grupo e se comportar na vida. Me fez ver que existem pessoas, que como eu, têm sede de melhora, e como o meu interesse por políticas públicas podem interferir na situação do mundo”, afirmou Gabrielle Saldanha, da 1ª Série EM.

Uma programação cultural fez parte do ENAC, que incluiu a apresentação do Coral de antigos internos de sanatórios, do Coral do Colégio Jesuítas, além do Grupo Ulelê, de dança e música.

 

Posts relacionados