Por meio do SQGE, a escola se insere em um ciclo contínuo de reflexão sobre seus resultados, definindo metas e ações que impactem positivamente a aprendizagem dos estudantes.
O principal objetivo do SQGE é organizar os processos de avaliação e melhoria dos centros de aprendizagem, certificando seus resultados por critérios compartilhados como referência válida para o desenvolvimento da qualidade de uma escola jesuíta.
Principais propósitos
A qualidade da educação escolar para o Colégio Loyola está no comprometimento com a formação integral inaciana de nossa comunidade escolar, oportunizando o desenvolvimento de cidadãos autônomos, em busca do Magis inaciano. Acreditamos que, por meio da organização de um processo educativo, inserir o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, considerando uma educação inclusiva, em perspectiva ampliada, e responder aos desafios de cada tempo, levando em conta espaços, tempos e recursos escolares, é uma marca institucional que corrobora a busca pela qualidade.
O núcleo do SQGE é a FORMAÇÃO INTEGRAL. Associados a ele estão quatro áreas principais, relacionadas à qualidade da aprendizagem, em torno das quais o centro de aprendizagem organiza suas atividades: Âmbito Pedagógico-Curricular, Âmbito Clima Escolar, Âmbito Organização, Estrutura e Recursos e Âmbito Família e Comunidade. Cada uma dessas áreas é traduzida em resultados que os centros devem alcançar. Confira na imagem abaixo:
Tudo começa com a identificação de dados que contextualizam a aprendizagem dos estudantes para avaliação e definição de áreas nas quais se devem aplicar ações de melhoria (primeira etapa). Essa fase, por sua vez, é composta por três momentos: a definição do contexto, uma jornada de diálogo interno sobre as práticas em curso na escola e possibilidades de crescimento, e a autoavaliação propriamente dita. Em seguida, são definidos os pontos de melhoria e metas a serem alcançados. As ações de melhoria são aplicadas e monitoradas. Os resultados são supervisionados (segunda etapa).
No momento seguinte, sob novo olhar, são avaliadas as conquistas e eventuais pendências. Essa etapa culmina com um novo ciclo de melhoria contínua, combinando, de modo permanente e sistemático, a avaliação e a melhoria, a análise e a ação.
FLACSI
FLACSI é a Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus, uma rede regional que conecta 13 redes nacionais, incluindo a RJE (Rede Jesuíta de Educação Básica do Brasil). Seu principal objetivo é fortalecer os colégios por meio de ações comuns para a transformação educacional e social dos países de origem.
No Colégio Loyola, o Sistema de Qualidade da Gestão Escolar será aplicado em duas grandes etapas: autoavaliação e melhoria. Veja, abaixo, o cronograma de aplicação.
1ª etapa (4 meses) Autoavaliação – concluída
Reflexão.
Compreensão do Sistema.
Aplicação do Guia de Autoavaliação.
Leia, AQUI, o informativo da etapa.
2ª etapa (20 meses) Melhoria – em curso
Desenhos de Plano de Melhoria.
Determinação de metas de aprendizagem.
Implementação da melhoria.
Avaliação da melhoria (avanços qualitativos e quantitativos).
Leia, AQUI, o informativo da etapa.