Arraiá de São José de Anchieta

Tradicional Festa Junina do Loyola homenageia santo do dia

_____

Festa junina sem casamento na roça não é uma festa junina “das boa”. Por isso, a do Colégio Loyola começou com o noivo entrando na igreja, na mira da “ispingarda” do pai da noiva. Mas, o que foi isso “cumpade”?! Uai, foi o terceirão 2018 abrindo o “Arraiá de São José de Anchieta”! Graças a Deus e à interseção do “Apóstolo do Brasil”, o baile ficou garantido pela mãe da noiva, que não deixou a filha casar sem amor.

Depois que tudo se resolveu, teve baile, teve quadrilha. A meninada fez bonito demais com umas “dança” diferente… O 2º Ano EF trouxe um ritmo quente da região Norte, o Boi Bumbá. O 3º Ano relembrou a “Asa Branca” lá do Nordeste. E para o Sudeste não ficar de fora, teve o “Xô Sabiá” com o 4º Ano. Até os “pai e mãe” não resistiram ao “balancê” e se juntaram aos filhos do 5º Ano. Foi “boniteza dimais sô”!

 

Não podemos “isquecê” de falar da canjica, dos caldos e das outras comidas típicas mineiras. “Tava” tudo delicioso, e organizado! Umas “modernidade” de caixa móvel, de ingresso eletrônico, umas “tecnologia” que a escola está experimentando para “facilitá” a vida dos “cumpade” e das “cumade”. A criançada se divertiu bastante nas barraquinhas de brincadeira do Grêmio e da Associação de Pais do Loyola (APL). E a decoração? Uma “belezura”!!!

“Cê” ficou até curioso(a) para “mode” ver “cumé” que foi, “né cumpade”, “né cumade”? Então, “ispia só” a galeria de fotos aí embaixo. Depois vai “tê” foto também no nosso Flickr e vídeo na TV Loyola.

 

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

Nesse ano, a homenagem da Festa Junina do Colégio Loyola foi para São José de Anchieta, padre jesuíta conhecido como o “Apóstolo do Brasil”.

Hoje, a Igreja Católica celebra o Dia de São José de Anchieta, jesuíta espanhol fundador da cidade de São Paulo. Chegou ao Brasil em 1553 e, em menos de um ano, dominava o tupi com perfeição, tendo ficado conhecido por escrever a primeira “gramática tupi-guarani”. Ao longo dos 43 anos em que viveu no Brasil, participou da fundação de várias escolas, desenvolvendo importantes conhecimentos sobre a fauna e a flora brasileiras. Gostava de declamar e escrever poemas e, quando estava sem lápis e papel, escrevia nas areias. Lançou os fundamentos de catequese e educação dos jesuítas no Brasil, fato que o tornou admirado como o mais notável jesuíta no país. Em 2012, durante a Semana Inaciana, o Colégio Loyola inaugurou um espaço lúdico e recreativo em sua homenagem: a Prainha de Anchieta. Foi canonizado pelo Papa Francisco 417 anos depois de sua morte, no dia 24 de abril de 2014.

Oração a São José de Anchieta

São José de Anchieta,

Apóstolo do Brasil,

Poeta da Virgem Maria,

Intercede por nós, hoje e sempre.

Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus

Como tu o serviste

Nos mais pobres e necessitados.

 

Protege-nos de todos os males

Do corpo e da alma.

E, se for vontade de Deus,

Alcança-nos a graça que agora te pedimos (pede-se a graça)

São José de Anchieta, rogai por nós!

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

 

Conheça mais sobre São José de Anchieta: http://santuariodeanchieta.com/


Compartilhe: