Atividades remotas: Teams

Procurando aprimorar ações e buscando novas estratégias que possam responder ao atual cenário de forma a colaborar para que estudantes e famílias tenham as melhores condições de vivenciar o período de suspensão das atividades presenciais imposto pela pandemia de Covid-19, o Colégio Loyola traz uma inovação.

A partir do dia 11 de maio, todas as atividades remotas, atualmente disponibilizadas na plataforma Moodle, serão migradas para o Teams. Trata-se de uma plataforma da Microsoft, desenvolvida para facilitar a comunicação e a colaboração, integrando pessoas, conteúdos e ferramentas.

No Loyola, o Teams foi organizado por ano/série, turmas e disciplinas, com acesso para estudantes e professores por meio de login e senha. Nesse espaço, os professores poderão criar atividades, disponibilizar materiais e realizar aulas ao vivo. Os estudantes poderão usar um caderno digital, o OneNote, e terão à disposição, gratuitamente, todos os programas do pacote Office Online da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint).

O Diretor Acadêmico Carlos Freitas afirma que a mudança “responde às necessidades de incrementar a interatividade nas nossas atividades remotas, algo que vem se mostrando mais eficaz durante este tempo de aulas virtuais, além de termos o background da Microsoft para garantir nossa estabilidade técnica”.

A mudança para o Teams representa investimentos na melhoria do serviço educacional oferecido pelo Colégio Loyola. Além disso, é uma proposta com o intuito de aperfeiçoar e complementar os benefícios proporcionados pelo Moodle, possibilitando um cenário educativo virtual mais prazeroso, atencioso e organizado para estudantes, colaboradores e familiares.

“Por vezes pode parecer desnecessário e/ou trabalhoso, posto que professores e alunos já se acostumaram ao Moodle. Mas é como deixar o carro mecânico e passar para um automático. Dificilmente desejaríamos voltar para o câmbio mecânico e a embreagem depois de nos acostumarmos com os benefícios da evolução tecnológica. Levaremos um tempo para acostumar, mas, depois, não vamos mais prescindir do Teams”, acrescenta o Diretor Acadêmico.

Nossos docentes têm se dedicado incansavelmente a aperfeiçoar os subsídios disponibilizados e as interações com os estudantes para manterem o padrão de excelência da formação acadêmica e humana que oferecemos. Dessa forma, a migração para a plataforma Teams é mais uma medida, realizada pelo Colégio Loyola, durante a suspensão das atividades presenciais, com o intuito de aprimorar, facilitar e otimizar o contato dos estudantes com conteúdos didáticos, professores e atividades.


Compartilhe: